Pipoca
Ela é a melhor amiga do cinema e pode ser uma importante aliada para a saúde. Isso porque ela contém o polifenol, um antioxidante que reduz o risco de câncer. Mas nada de encher com aquela dose extra de manteiga.
Melancia, tomate e goiaba
Se você não é como a Magali, que ama melancia, reconsidere. Ou então use e abuse do tomate e da goiaba. Esses três alimentos são ricos em licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha e que previnem o câncer de próstata.
Brócolis, couve-flor e repolho
Aposto que já tentou convencer alguma criança a comer essas ‘árvorezinhas’. Então, inclua também na sua alimentação, pois eles têm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. O consumo diminui o risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.
Chás verde e branco
Eles são ótimos para aquecer no inverno e também são muito usados nas dietas. Mas também são ricos em compostos polifenoicos, que tem efeitos anticancerígenos. Essa substâncias inibem o surgimento e o desenvolvimento de tumor no pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon.
Soja
Para quem é vegetariano e faz bastante uso de soja e derivados, pode estar se protegendo sem nem saber. Isso porque esses alimentos são fonte de isoflavonas, que ajudam contra várias formas de câncer, destacando-se os de mama e próstata.
Linhaça
A semente também tem feito parte da dieta de muitas pessoas atualmente. Se não é para emagrecer, que seja para ficar livre de doenças cancerígenas. Esse alimento é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata
Uvas vermelhas, suco e vinho tinto
Um brinde às uvas vermelhas e suas bebidas alcoólicas e não alcoólicas! Já é sabido que uma tacinha de vinho pode fazer bem ao coração e à saúde. Mas saiba que essa qualidade de uva contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol), que são potentes agentes preventivos do câncer.
Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas)
Elas são grandes fontes de vitamina C e auxiliam no combate de gripes e resfriados. Mas essas frutas também tem limonoides, substâncias antioxidantes que apresentam efeito preventivo contra o câncer.
Azeite de oliva extravirgem
Muita gente desconhece, mas os azeites traz vários benefícios para a saúde. Dentre muitos outros, eles são fonte de antioxidantes fenólicos, que ajudam a reduzir o risco de câncer de mama e de pulmão.
Alho
Muito usado como tempero dos principais pratos do brasileiro, o alho também já é reconhecido como um alimento que ajuda a afinar o sangue. Mas ele é rico em alicina, que inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.