O Núcleo Teatral Opereta promove mais uma edição do Kizomba Opereta - Festival de Cultura Negra que traz arte, debate e resistência, em conjunto com a Associação Cultural Opereta. O evento conta também com várias atividades e trabalhadores da cultura que colaboram para o enaltecimento da cultura afro-brasileira.
A 3ª edição será aberta às 17 horas do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, por Wal Serra e sua vivência intitulada Wal Serra e suas encantarias, aberta a todo o público. Em seguida, às 19 horas, o Núcleo Teatral Opereta fará a estreia do espetáculo 'Cidade sem Lendas', contemplado com edital da Lei Paulo Gustavo de Poá. Após a apresentação, integrantes do grupo farão um bate-papo relacionando o novo trabalho com os desafios do 'Racismo Ambiental'.
Já no dia 21, a partir das 17 horas, o grupo oferecerá uma 'Oficina de Percussão' que marca o início dos preparativos para o segundo ano do Bloco da Lira Elétrica para o Carnaval de 2026. Em seguida, às 19 horas, a Cia. Teatro Roda Mundo apresentará 'VidAruanA' que terá sua última apresentação dentro do projeto 'Circulando Arte por Toda Parte' contemplado pela PNAB-Política Nacional Aldir Blanc. O trabalho percorreu diversas cidades do estado de São Paulo levando o teatro poaense e divulgando o grupo que é um dos mais antigos expoentes das artes cênicas da região do Alto Tietê.
No terceiro e último dia, 22, o evento terá início às 15h30' com a 'Vivência de Cacuriá' ministrada por Patty Nascimento, artista e artesã que participou de diversos grupos e trabalhos no Alto Tietê. Às 16h30', Isabella Roque, artista de Santos, exibirá o espetáculo de dança 'Te Soa (Frágil?)' que conquistou o 3º lugar no 40º Festival de Dança de Joinville (2025), 1º lugar no Santos Dance Festival (2024) e 1º lugar no Prêmio Arte em Cena – Bravos (2024) que resultou em vaga para a final VKIBC, em Nova York.
A partir das 17h30', acontecerá a roda de conversa com o tema 'Negrismo e Negritude', conduzida pelo professor e mestre Cláudio Domingos Fernandes. Às 18h30, o público poderá prestigiar a intervenção 'Pode me Enxergar Agora?', do Coletivo Barbane. Para encerrar o festival teremos a participação do Mano Rodolfo, expoente do RAP no município e também uma sessão de discotecagem com o melhor da música negra brasileira e internacional. Todas as atrações terão entrada gratuita e a classificação etária é livre para todas as idades e públicos.
SERVIÇO
3º Kizomba
Data: de 20 a 22/11
Horário: consulte programação
Local: Espaço Cultural Opereta - Rua: Dr. Emílio Ribas, 168 - V. Sopreter - Poá - SP
Valor: Grátis
Classificação: Livre
Informações: (11) 99743-7970 ou 99318-8001