A Escola Municipal José Benedito dos Santos, em Guararema, recebeu no último dia 23 o projeto “Cine Transpetro Nas Comunidades”. A iniciativa, patrocinada pela Transpetro por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tem como objetivo promover sessões gratuitas de cinema em escolas públicas de diferentes regiões do país.
Durante a ação, cerca de 380 pessoas, entre alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e profissionais da unidade, acompanharam a exibição de três curtas-metragens brasileiros: “Menina Espoleta e os Super-Heróis Secretos”, “Trago em Mim Todos os Sonhos do Mundo” e “Vellozia”. As produções abordam temas como amizade, identidade e meio ambiente.
Como a estrutura itinerante do “Cine Transpetro nas Comunidades” é adaptada para transformar escolas em salas de cinema, oferecendo uma experiência diferente da rotina escolar e contribuindo com ações voltadas à cultura e à formação cidadã, além da exibição a ação também incluiu a entrega de materiais pedagógicos aos professores, com sugestões de atividades e orientações sobre como aprofundar as temáticas em sala de aula.
O projeto visa sensibilizar comunidades sobre a importância da segurança nos dutos da Transpetro, além de divulgar o canal oficial de atendimento (telefone 168). A previsão é de, assim como foi em Guararema, a iniciativa passe por 135 municípios em 17 estados brasileiros.
Cultura
01/07/2025 às 16:16
Projeto Cine Transpetro leva cinema e reflexão a estudantes de Guararema
Por: Portal News
Iniciativa gratuita transformou escola municipal em sala de cinema com exibição de curtas e material pedagógico

Alunos e profissionais da unidade acompanharam a exibição de três curtas-metragens brasileiros
Foto: Comunicação/PMG