Nos dias 7 e 8 de junho, Guararema receberá a 5ª edição do Festival Diversa, um dos únicos eventos no país com programação inteiramente protagonizada por mulheres. Criado pelas artistas e produtoras Valéria Custódio e Marian Koshiba, o festival reúne mais de 20 atrações de múltiplas linguagens – música, literatura, teatro, circo, dança, cinema e artes visuais – todas idealizadas, produzidas e apresentadas por mulheres de diferentes trajetórias.

Gratuito e com acessibilidade garantida, o Diversa aposta na potência criativa e na pluralidade das mulheres brasileiras, unindo nomes consagrados, como Ana Cañas, Ceumar e Mari Merenda, a artistas emergentes da cena independente, especialmente da região do Alto Tietê. As atividades acontecem em dois espaços públicos da cidade: a Estação Literária Prof. Maria de Lourdes Évora Camargo, que abriga rodas de conversa, sessões de cinema e apresentações literárias a partir das 13h; e o Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, que recebe os shows, espetáculos cênicos e exposições.

"Ao mesclar nomes de maior visibilidade com artistas em início ou meio de carreira, ampliamos o alcance do Festival e reafirmamos nosso compromisso com um espaço mais inclusivo, colaborativo e plural", afirma Isabela Prado, produtora executiva do Diversa.

Além de Ana Cañas, Ceumar e Mari Merenda, a programação musical inclui apresentações de Valéria Custódio, Karen Santana e Sandra Vianna. No teatro e circo, participam a Cia Mina de Riso, Lu Zitei, Ericka Capella e Alyce Luna. A dança vem com o grupo Umbigo de Yayá, e a literatura ganha corpo nas vozes de Liana Nakamura, Jô Freitas e Marian Koshiba, que apresenta seu trabalho literário em uma exposição. O cinema aparece com a exibição do curta-metragem Quimera, dirigido por Alexia Annes.

"É uma sensação indescritível realizar a 5ª edição do Diversa. Para nós, mulheres — e para mim, uma mulher preta —, alcançar sonhos grandiosos ainda parece algo quase impossível na sociedade em que vivemos. O festival cresceu muito além do que eu imaginava em tão pouco tempo, e isso é resultado de um sonho coletivo, construído lado a lado com mulheres incríveis que acreditaram que seria possível realizar um evento com esse propósito. Como artista, me sinto realizada em fazer parte disso. Como produtora, acolhida em um ambiente seguro e profissional, como raramente se vê. E como mulher, sinto um orgulho imenso das irmãs que enfrentaram, com coragem e peito aberto, os desafios para que essa estrada fosse construída. É por esse caminho que tantas outras mulheres incríveis já passaram e puderam contar suas histórias. O Diversa, independentemente de qualquer coisa, já deixou sua marca na cultura e na luta pela igualdade de gênero em todas as esferas", destaca Valéria Custódio, artista e cofundadora do Festival Diversa

Todas as apresentações contarão com interpretação em Libras e audiodescrição, reforçando o compromisso do festival com a acessibilidade.

O evento contará, também, com monitor em acessibilidade atitudinal com fluência em Libras para dar suporte a todas as pessoas com necessidades especiais que comparecerem ao evento, garantindo que o ambiente seja o mais inclusivo possível

Realizado com apoio do Edital Fomento CultSP - PNAB 39/2024, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e da Prefeitura Municipal de Guararema, o Festival Diversa celebra quatro anos como espaço de resistência e renovação artística. 

SERVIÇO

Festival Diversa – 5ª edição
Guararema (SP)
7 e 8 de junho de 2024
Entrada gratuita
Acessibilidade garantida: todas as atividades contarão com interpretação em Libras e audiodescrição

Locais
Estação Literária Prof. Maria de Lourdes Évora Camargo
Rua 19 de Setembro, 233 – Centro, Guararema – SP

Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello
Av. Dr. Fogaça, 385 – Nogueira, Guararema – SP


PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Sábado – 7 de junho
Estação Literária Prof. Maria de Lourdes Évora Camargo
Exposições permanentes (literatura, fotografia e artes visuais)
13h - Roda de conversa: "Mulheres Produtoras: Criação de projetos culturais realizados por artistas e produtoras independentes", com Lu Zitei e Daniela Torres
14h - Exibição do curta-metragem "Quimera", seguida de Roda de conversa com a temática "Mulheres no mercado audiovisual", com Alexia Annes e Isabela Prado
15h - Jô Freitas (Literatura)

Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello
16h - Lu Zitei (Teatro)
17h - Karen Santana (Música)
18h - Sandra Vianna (Música)
19h - Valéria Custódio (Música)
20h30 - Mari Merenda (Música)

Domingo – 8 de junho
Estação Literária Prof. Maria de Lourdes Évora Camargo
Exposições permanentes (literatura, fotografia e artes visuais)
13h - Roda de Conversa "Acessibilidade para PCD e acolhimentos de mães em eventos culturais", com Cassia Fernanda, Preta Afroindígena e Ana do coletivo Ciranda: Feira Popular de Mulheres.
14h - Roda de Conversa: "Mulheres na música: desafios e inspirações", com Valéria Custódio de Aline Chiaradia
15h - Liana Nakamura (Literatura)

Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello
16h - Cia Mina de Riso (Circo)
17h - Umbigo de Yayá (Daunnça)
18h - Ericka Capella & Alyce Luna (Teatro)
19h - Ceumar (Música)

20h30 - Ana Cañas (Música)