A 4ª edição do "Dia de Campo da Cultura do Caqui do Alto Tietê" acontece nesta quarta-feira (15/07), das 8h às 17h, em Mogi das Cruzes. Voltado a produtores de caqui, agricultores familiares, agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes, o evento reunirá especialistas para apresentar novas tecnologias, práticas de manejo e soluções para o fortalecimento da cadeia produtiva da fruta. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas, preenchidas por ordem de inscrição (leia abaixo) . A participação é gratuita.
O encontro será realizado no Sítio dos Almeidas, em Sabaúna, propriedade rural assistida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). A iniciativa é promovida pelo Sebrae-SP, em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, além da Prefeitura de Guararema, Embrapa, FAESP/SENAR, COOAIPRO e demais parceiros.
“A produção de caqui possui grande relevância econômica e social para o Alto Tietê, consolidando a região como uma das principais produtoras da fruta no Estado de São Paulo. O Dia de Campo foi planejado para promover a qualificação dos produtores, incentivar a adoção de novas tecnologias e fortalecer toda a cadeia produtiva, contribuindo para o aumento da produtividade, da qualidade da produção e da sustentabilidade da fruticultura regional”, explica o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo.
De acordo com ele, a programação foi estruturada para integrar conteúdo técnico e atividades práticas, abordando temas essenciais para o desenvolvimento da cultura do caqui, desde a nutrição e fertilidade do solo até tecnologias de pós-colheita, produção de mudas e manejo do pomar.
"Mogi das Cruzes é reconhecida nacionalmente pela qualidade da produção de caqui. A Prefeitura apoia iniciativas que promovam capacitação, inovação e assistência técnica aos produtores, fortalecendo uma atividade que gera emprego, renda e desenvolvimento para o município. A parceria entre as instituições é fundamental para garantir que o conhecimento chegue ao campo e se traduza em mais produtividade e competitividade para o setor", completa Abdo.
Para o gestor regional de Agronegócios no Alto Tietê, Gustavo Nunes, o encontro tem como objetivo capacitar os produtores para consolidar a cadeia produtiva do caqui e contribuir para a sustentabilidade econômica das propriedades rurais. Ele conta que um dos focos da ação é o desenvolvimento da cadeia produtiva, no aperfeiçoamento das técnicas de cultivo, na expansão da cultura e no aumento da renda dos produtores.
O evento será dividido em duas etapas. No período da manhã, serão realizadas as palestras ‘Nutrição de Plantas e Fertilidade do Solo’, ‘Tecnologia de Pós-Colheita Aplicada ao Caqui’ e ‘Desafios e Oportunidades na Produção de Caqui na Região do Alto Tietê’. À tarde, os participantes acompanharão as atividades práticas 'Capacitação em Coleta e Amostragem de Solos' e 'Poda de Formação e Produção em Caquizeiros Rama-Forte e Guiombo’.
“A nossa região sempre se destacou na fruticultura, especialmente na produção de caqui, no Estado de São Paulo. O grande propósito do evento é traduzir o conhecimento técnico e científico em resultados práticos e rentáveis para o produtor rural na ponta. Estamos unindo as expertises da CATI, do Sindicato Rural e da Embrapa à visão de mercado e gestão do Sebrae-SP para oferecer ao agricultor familiar ferramentas que contribuam para a redução de perdas, a melhoria do manejo e a agregação de valor ao seu produto”, destaca Gustavo Nunes.
O evento também evidencia o trabalho desenvolvido pelo Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, especialmente por meio do Programa ATeG, que vem prestando assistência técnica aos produtores e contribuindo para o fortalecimento da fruticultura regional.
Programação
8h – Credenciamento e recepção (café de boas-vindas)
8h30 – Abertura oficial
9h – Palestra: Nutrição de plantas e fertilidade do solo
Instrutor: Alexandre Coutinho Duboc (CATI)
9h40 – Palestra: Tecnologia de pós-colheita aplicada ao caqui
Instrutora: Lucimara Rogéria Antoniolli (Embrapa Uva e Vinho)
10h30 – Palestra: Produção de mudas de caqui e formação do pomar
Instrutor: Marcos Augusto Franco Junior (CATI)
11h20 – Case de sucesso – COOAIPRO
12h às 13h30 – Almoço
13h30 – Demonstração prática de técnicas de poda do caquizeiro
Instrutores: Lucas Aparecido Silva de Siqueira e Luciano S. Siqueira
16h – Encerramento e troca de experiências.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente. As 150 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Os interessados podem se inscrever por meio do formulário eletrônico:
https://forms.cloud.microsoft/r/ZPbt0FNxen
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4723-4529 e (11) 4723-4510.