A advogada e presidente voluntária do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, realizou na noite de terça-feira (02/12) a primeira etapa de lançamento do livro “Vale Reciclar”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arujá. A obra, inspirada no projeto implantado no município, hoje referência citada no Manual Técnico do Fundo Social do Estado de São Paulo, marca o início de uma agenda estadual que inclui, ainda este ano, a segunda etapa em Mogi das Cruzes e o lançamento oficial na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Na publicação, Clau apresenta a metodologia para a implantação do Vale Reciclar e destaca a trajetória do projeto em Arujá, que completará quatro anos em janeiro de 2026. Nesse período, o projeto permitiu que mais de 250 toneladas de materiais recicláveis deixassem de ir para o aterro, garantindo a preservação do meio ambiente, o fortalecimento da economia circular e incentivando a educação ambiental.
A iniciativa se consolidou como um modelo sem custos para o município e, neste ano, ampliou seu alcance com a implantação da Loja Móvel, que descentralizou o serviço com um trailer itinerante, garantindo assim a participação de toda a população.
O evento de terça contou com a presença de autoridades, instituições de ensino, organizações sociais e lideranças da região. Clau destacou que o livro nasce com o propósito de incentivar cidades, gestores, educadores e organizações a adotarem iniciativas semelhantes. Por isso, a autora prevê a realização de novos eventos no Estado de São Paulo, em especial nas regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba, com o objetivo de compartilhar a metodologia com diferentes públicos e estimular a replicação do modelo em outras localidades.
“O Vale Reciclar nasceu do olhar para as pessoas e para o impacto que pequenas ações podem gerar quando toda a comunidade participa. Transformamos recicláveis em oportunidade, dignidade e consciência ambiental. Meu desejo com este livro é que outras cidades percebam que é possível implementar um modelo simples, acessível e transformador, que muda vidas sem gerar custos ao poder público”, diz Clau Camargo.
O prefeito de Arujá e marido de Clau Camargo, Dr. Luis Camargo, destacou a relevância do projeto e o impacto gerado na cidade ao longo dos últimos anos, reforçando a importância de iniciativas que unem sustentabilidade, inclusão social e participação comunitária. "As preocupações tocantes à questão ambiental, e Arujá é conhecida como 'Cidade Natureza', são temas muito caros, não só para o nosso Estado, mas para o país. Então, são pontos notadamente mais vulneráveis no nosso dia a dia, que merecem uma atenção especial. E se cada um dos municípios brasileiros começasse a fazer um trabalho como o que Arujá tem feito, teríamos uma mudança significativa", opinou.
O Legislativo arujaense também marcou presença em peso. "Nós, da Câmara Municipal, estamos aqui ao seu lado, Clau, para te parabenizar, pois temos acompanhado, ao longo desses anos, desde 2021, o trabalho incansável que você tem feito pela nossa cidade, ao lado do nosso prefeito. Uma mulher que recebe, com todos os louvores, as homenagens que tem recebido, que foi e está sendo lembrada pelo Governo do Estado, por essa iniciativa maravilhosa que é cuidar da nossa cidade", afirmou a presidente da Câmara Municipal de Arujá, Professora Cris.
Já para o presidente da Câmara Municipal de Redenção da Serra, cidade com cerca de 5.500 habitantes no Vale do Paraíba, e que prestigiou o lançamento, o projeto e o livro têm muito a agregar para as demais cidades brasileiras. "Não temos ainda nenhuma ação de reciclagem no município como essa e, por isso, vou levar essa ideia para a nossa cidade. A poluição está muito grande atualmente e esse projeto da Dra Clau, de estar interagindo com a população, fazendo essa moeda de troca por alimentos e outros itens, acaba atraindo mais as pessoas para essa causa, que todos têm que abraçar", observou.
Para Clau Camargo, a Vale Reciclar, que começou em uma reunião com a ONG Espaço Urbano na pandemia, com a ideia de "transformar" lixo reciclável, por meio da troca com a moeda verde, em roupas, alimentos e demais artigos, significa mais dignidade, acesso e oportunidades às famílias. "E tudo com custo zero para o município, porque entendemos que os mandatos passam, mas as boas práticas e ideias têm que permanecer e, por isso, lançamos esse livro, para que ele seja inspirador para outras cidades", pontuou.
A obra, patrocinada pelo Instituto Viva Arujá, teve tiragem impressa reduzida. O livro pode ser acessado gratuitamente no site: www.valereciclar.com.br .
Participaram do lançamento do livro em Arujá, a presidente da Câmara, Professora Cris; os vereadores Ana do Esporte, Caio Mãos Solidárias, Professor Danilo, Divinei da Silva, Juvenildo Barbosa, Leandro Larini, Luciano Lima, Pastor Moisés Chocolate, Paulinho Maiolino, Reynaldinho, Renan de Arujá, Robertinho e Pastor Samoel Maia. Tiago Ursão não pôde vir, mas foi representado por sua assessoria, assim como o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Vereadores e secretários dos municípios de Cunha, Jacareí e Redenção da Serra também estiveram presentes.
Agenda de lançamentos
Após a primeira etapa do lançamentos em Arujá, a autora seguirá para Mogi, onde apresentará o livro na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, no auditório da OAB. Em seguida, no dia 15 de dezembro, o livro será lançado oficialmente na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Em janeiro, já estão previstos novos lançamentos em Jacareí, São José dos Campos e outras cidades do Vale do Paraíba, ampliando o alcance do projeto e incentivando a replicação do modelo em novas regiões do Estado.
Cidades
03/12/2025 às 16:14
Clau Camargo inicia em Arujá a primeira etapa de lançamento do livro “Vale Reciclar”
Por: Portal News
Obra traz metodologia que alia inclusão social, educação ambiental e economia circular; lançamento oficial será na Alesp
O livro destaca a trajetória do projeto em Arujá, que completará quatro anos em janeiro de 2026
Foto: Divulgação