Com a proposta de fortalecer o contato entre público e escritores independentes, em um encontro de diferentes gerações e visões de mundo, o Salão Literário e Artístico Mogiano (SLAM) realiza sua segunda edição neste sábado (29). O evento, em formato de feira literária sera, das 11h às 21h, no 4º andar do Shopping Patteo Urupema, no Centro de Mogi das Cruzes. O centro de compras é apoiador do SLAM.
Segundo a organizadora do SLAM, a escritora Margarete Brito, o evento busca ampliar a visibilidade de autores da região. Ela divide a organização com Sheila Kuno, responsável pela Kuno Editorial. Vinte e cinco escritores de diferentes idades devem participar e a programação inclui lançamentos, saraus e palestras, com a 'Roda de Conversa com Autores da Terceira Idade' a partir das 16h, que contará com a presença do secretário da Longevidade de Mogi, Mauro Yokoyama.
Para Margarete, que também comanda o canal 'Caqui Literário' no YouTube, um dos pontos fortes do evento é o encontro de gerações. “Temos desde escritores mirins, como a adolescente Nicolly Belchior, de Suzano, até autores mais velhos, como Miriam Amélia, de 72 anos, que também querem mostrar seus trabalhos”, conta. Outro evento da programação acontece às 19h: a ''Roda de conversa: História de Mogi', com Paulo Pinhal, Rosival dos Santos, o Rouxinol, e Roberto Bordin. Pinhal também estará lançando seu novo livro 'Paisagens Antigas de Mogi das Cruzes para Pintar'.
O SLAM, de acordo com Margarete, surgiu da percepção de que faltava espaço para que autores independentes pudessem apresentar e vender seus livros. “O nosso principal objetivo é dar espaço para escritores independentes. Alguns escritores mais idosos, por exemplo, não têm redes sociais para divulgar”, explica. A intenção, segundo Margarete, é dar continuidade ao projeto e que aconteça anualmente.
Repetindo o modelo da edição inaugural, realizada em novembro do ano passado o salão funcionará como uma feira: os escritores expõe suas obras em suas mesas enquanto, no centro do espaço, acontecem atividades paralelas. A programação completa e a lista de participantes estão no perfil do Instagram @slam_salaoliterario_mogi.
Primeira edição
A edição de estreia do SLAM no ano passado, segundo Margarete, recebeu 25 autores, apresentou mais de 50 obras e atraiu mais de 500 visitantes em cerca de seis horas. O resultado animou escritores de outras regiões, como o Vale do Paraíba, que demonstraram interesse em participar da nova edição. Entre os presentes no evento deste ano, Margarete destaca a presença do Dr. Eduardo Werneck, que nasceu em Mogi e hoje mora em Cruzeiro.
Galeria
Foto 1 - Margarete Brito e Sheila Kuno são as organizadoras do Slam - divulgação