Mais de 1,2 mil participantes celebraram os 87 anos do distrito de Jundiapeba no Desfile Cívico, organizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. No sábado (29/11), alunos, educadoras e representantes do bairro e de equipamentos das secretarias municipais de Esportes e Lazer, Saúde e Assistência Social apresentaram suas atividades, projetos e serviços, que fazem parte deste grande distrito da cidade. No total, Mais de 5 mil pessoas marcaram presença na programação especial realizada pela Prefeitura, que segue até este domingo (30/11). 

A prefeita Mara Bertaiolli destacou a importância do evento e os investimentos realizados no distrito. "Foi um grande desfile em que vimos nossas escolas, creches, projetos e equipamentos de Jundiapeba valorizarem as pessoas que moram aqui. Apresentamos nestes últimos dias um grande pacote de investimento para continuar melhorando a vida das pessoas. Jundiapeba merece todo esse carinho", disse.

O desfile teve início na EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro e seguiu pela rua Pedro Paulo dos Santos com sentido à Praça da Liberdade. A Guarda Civil Municipal abriu o desfile com viaturas do Comando da Guarda, Patrulha Maria da Penha, Ronda Escolar e Patrulha Ambiental.

As bandas do projeto Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Secretaria de Educação com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes), animaram o público. Desfilaram as bandas da Verª Astréa Barral Nébias, EE Prof. Claudio Abrahão e EE Profª Dora Peretti de Oliveira. 

Três moradores que são referências e fazem parte da história de Jundiapeba levaram as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Mogi das Cruzes. O distrito foi representado pelo comerciante João Miranda da Silva, a jogadora de futebol Giovana dos Santos Marcelino e João Dias Costa, que mora no distrito há 70 anos.

A música ficou por conta das bandas Da EMis, que apresentaram diferentes temas para o desfile, como cinturão verde, alimentação saudável, brincadeiras, esporte, meio ambiente e uma homenagem aos moradores do distrito.

Mais de 20 unidades escolares, entre creches subvencionadas e escolas municipais, levaram as atividades desenvolvidas em diferentes áreas para o desfile. Em clima de festa, alunos e educadores apresentaram temas, cinturão verde, alimentação saudável, brincadeiras, esporte, meio ambiente e uma homenagem aos moradores do distrito, além das oficinas do programa Escola de Tempo Integral e os Conselhos Mirins.

As atividades esportivas no distrito também ganharam destaque, com a participação da Secretaria de Esportes e Lazer que apresentou o Pró-Hiper, as atividades do núcleo da o Distrito, os projetos esportivos e as modalidades. O grupo comemorou o aniversário do distrito com muita alegria. Na sequência, o Unica e os agentes comunitários da Secretaria de Saúde também fizeram a festa no desfile. O último bloco contou com representantes da Assistência Social, que levaram as duas unidades do CRAS, o CREAS e o serviço de atualização do CadÚnico no CIC de Jundiapeba para o evento.

O desfile contou com a presença da presidente do Fundo Social de Arujá, Clau Camargo, os vereadores Edson Santos e Antônio José da Silva Neto, o Tonhao e secretários municipais.

Programação 

A programação de aniversário de Jundiapeba teve início às 7 horas, com uma caminhada e atividades físicas no Largo da Feira (Avenida Presidente Altino Arantes, 559). Os participantes seguiram até a Praça da Liberdade, onde 1,2 mil pessoas se reuniram do Desfile Cívico. A programação continuou com a edição especial da Rua Mais Feliz, no Cempre “Professora Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi”. 

Enquanto isso, na Praça da Liberdade, o melhor da cultura nordestina começou no sábado às 10h, com feira gastronômica, muita música, apresentações circenses, maracatu, aulão de forró e o tradicional artesanato, com as artesãs da Feira Mogi Feita à Mão. A programação segue hoje com muita festa e cultura, promovida pela Prefeitura Municipal, das 10 às 21 horas, com opções para todas as idades.

Neste domingo, o grupo de maracatu Suburbaque, às 15 horas. Às 16 horas, Cauê Humberto comanda o festival com muito forró. 

Já às 17h20, Jackson Cobiçado sobe ao palco, e, às 18h20, tem Junior Cavani. Já Nega Mel agita a festa a partir das 19h20. Pedrinho da Pisadinha fecha a programação de shows às 20h20, na praça da Liberdade. Para completar, DJs marcam presença pra animar o público no sábado e domingo, entre uma atração e outra. 

Confira a programação completa

30 de novembro (domingo)
10h às 21h - Feira de Artesanato e Gastronomia
12h às 29h - apresentações musicais diversas com DJs
15h - Suburbaque (grupo de maracatu)
16h - Cauê Humberto (forró)
17h20 - Jackson Cobiçado (forró)
18h20 - Junior Cavanne
19h20 - Nega Mel (forró)
20h20 - Pedrinho da Pisadinha