O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, esteve nesta segunda-feira (6) em Mogi das Cruzes, onde se reuniu com a prefeita Mara Bertaiolli, o vice Téo Cusatis e vereadores. Ele falou sobre o potencial da cidade, que desde 2017 é um Município de Interesse Turístico (MIT). Destaque para o Road Show SP+60, um programa itinerante realizado ontem no escritório regional do Sebrae-SP, como foco no turista sênior.
De acordo com a prefeita, a reunião marcou o início de uma parceria que visa a aplicação de projetos e o fomento da economia local através do setor, com destaque, por exemplo para o turismo rural. A Câmara de Mogi aprovou recentemente o Plano Diretor de Turismo, e segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, deve nortear ações e investimentos da Prefeitura.
Lucena ressaltou que Mogi tem muita capacidade e potencial para o turismo e que o Governo do Estado está empenhado em trazer projetos para a cidade. Um dos focos da parceria é o turismo 60+, com base no RoadShow SP+60, que promove capacitação e inovação na cadeia produtiva do setor, incluindo agentes de viagens, operadoras, guias de turismo e gestores públicos. Segundo ele, é um público que vem crescendo, e é cada vez mais exigente, desafiando as cidades para oferecer mais serviços e acessibilidade.
A cidade, segundo Lucena, é vista como referência em política pública para a pessoa 60+ e tem potencial para ser uma das referências do turismo para esse público no Estado de São Paulo. O turismo, de acordo com ele, é um importante motor para a geração de empregos, com 2,4 milhões de empregos diretos e indiretos, e a região do Alto Tietê despertando cada vez mais para o setor.
Na gestão passada houve a devolução de recursos de mais de R$ 800 mil em convênios, o que não será revertido segundo o secretário estadual, mas com a nova gestão, abre a possibilidade para que novos projetos sejam realizados na cidade, com o a administração municipal apresentando projetos consistentes e prioritários que terão o apoio da Secretaria.