O Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo (12), deve aumentar as vendas na região em até 8% em relação ao ano passado. As estimativas otimistas são do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) e da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC). Segundo as entidades, a data já tem aquecido o movimento nas lojas, com maior procura pelos setores de brinquedos, vestuário infantil e eletrônicos.
De acordo com Valterli Martinez, presidente do Sincomércio, a data é uma das principais do calendário comercial depois do Natal e do Dia das Mães. Para ele, a época é importante não só para movimentar as vendas e a economia local, mas também para gerar empregos temporários e ajudar os lojistas a equilibrar o faturamento do segundo semestre.
O Sincomércio prevê que de 30% da população do Alto Tietê deve ir às lojas para comprar presentes para as crianças, com ticket médio entre R$ 120 e R$ 150. A projeção foi feita a partir de um levantamento regional elaborado pela entidade e a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Mogi, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Martinez ressaltou que também há uma boa procura por produtos de menor valor e opções de presente mais acessíveis.
O estudo aponta três possíveis cenários: conservador, com crescimento de 2% nas vendas e faturamento estimado em R$ 51,5 milhões; base, com alta de 4%, acrescido de 1% de impacto da ação promocional “Máquina de Prêmios”, totalizando R$ 71,6 milhões; e o otimista, com aumento esperado de até 6%, atingindo R$ 94,6 milhões.
Destaque para a campanha “Máquina de Prêmios Sincomércio e CDL”, que premia instantaneamente quem compra no comércio local, o que, segundo Martinez, tem atraído mais consumidores, incentivando compras antecipadas. “A iniciativa vem sendo um grande sucesso e será ampliada para outras cidades da base representativa do Sincomércio”, afirmou.
Já a ACMC, que projeta crescimento de 8% nas vendas deste ano, espera que muitos compradores deixem para buscar os presentes das crianças neste dias que antecedem a data. A entidade destaca que há diversas opções de presentes, para todos os bolsos. Os produtos vão desde lembranças mais simples até itens de maior valor.
Além de brinquedos, os itens mais procurados incluem roupas, calçados, acessórios e eletroeletrônicos. Para a ACMC, a expectativa é que setores de serviços também sejam impulsionados. Entre eles, cinemas, parques de diversões, áreas de lazer em shoppings, restaurantes, sorveterias e até serviços de streaming.
Próximas datas
A ACMC afirmou ainda que o bom desempenho do comércio neste mês favorece as próximas datas estratégicas para o setor: Halloween, Black Friday, Natal e Ano Novo. Para o Natal — data mais importante do comércio — o Sincomércio já planeja ações e campanhas voltadas ao fortalecimento do consumo nas cidades do Alto Tietê. A campanha “Máquina de Prêmios”, segundo o presidente da entidade, permanecerá ativa, mas com novidades e sorteios especiais. Também estão previstas ações integradas com o Sebrae-SP, Sesc e prefeituras da região.
*Texto supervisionado pelo editor