Neste ano, a Campanha de Multivacinação foi ampliada em Mogi das Cruzes para a atualização de cadernetas de imunização de crianças, adolescentes e jovens entre 0 a 19 anos de idade, incluindo as doses contra o HPV.

A campanha é uma estratégia de intensificação da vacinação, com o objetivo de garantir que todos os públicos estejam com as vacinas em dia, conforme o calendário oficial do Ministério da Saúde. Estão disponíveis todos os imunizantes previstos no esquema nacional, aplicados de acordo com a necessidade individual de cada pessoa. 

Entre as doses disponíveis estão: BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Poliomielite inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV. As doses são disponibilizadas conforme as idades preconizadas no calendário oficial de vcinação.

A campanha ocorre até o final de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, inclusive nas unidades com horário estendido até as 18h - Alto Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal, Ponte Grande e ESF Nova Jundiapeba. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br). A imunização não acontecerá nas unidades que estarão em reforma neste mês (UBSs Jardim Maricá, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Ivete, Mineração e Jardim Camila). 

Crianças e adolescentes de zero a 19 anos podem receber as doses, dependendo da avaliação da caderneta de vacinação pelo profissional da sala de imunização. Para isso, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF e caderneta de vacinação original. Aqueles que tiverem perdido a caderneta devem procurar uma sala de imunização para que os funcionários solicitem a 2ª via e, em seguida, façam a atualização vacinal.

Uma das ações de destaque é a convocação dos alunos da rede estadual de ensino para que compareçam à unidade de saúde mais próxima e verifiquem o esquema vacinal, principalmente das vacinas indicadas para adolescentes: HPV: 9 a 19 anos; Dengue: 10 a 14 anos; e Meningite ACWY: 11 a 14 anos. Os alunos da rede municipal também estão sendo convocados após a verificação do esquema vacinal registrado no sistema de doses aplicadas. A ação iniciou pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e prosseguirá regressivamente para os demais anos de ensino.

De acordo com a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, a vacinação é uma ferramenta de proteção individual e coletiva. "A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteger nossas crianças, adolescentes e jovens contra doenças graves e evitáveis. Cada dose aplicada representa não apenas cuidado individual, mas um compromisso coletivo com a saúde da comunidade. Atualizar a caderneta de vacinação é um ato de responsabilidade, que garante um futuro mais saudável para toda a cidade", alerta.

Segundo a chefe da Vigilância em Saúde, Lilian Peres Mentes, é importante lembrar que atualmente, as vacinas contra a Covid-19 e a gripe fazem parte do calendário de rotina para crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses.  "As crianças não vacinadas com estas doses, mesmo com as demais vacinas em dia, têm a caderneta de vacinação considerada atrasada, pelas normas de vacinação do PNI (Plano Nacional de Imunização). Outra vacina importante neste momento, é a dose contra a febre amarela, devido à ocorrência de casos confirmados de febre amarela em animais, que incluiu a recomendação de busca de não vacinados na região do Alto Tietê", explica.