Em sessão especial realizada na quarta-feira (10/9), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) elegeu, por unanimidade, os Conselheiros Dimas Ramalho e Marco Bertaiolli para exercerem os cargos de Vice-Presidente e Corregedor da Corte, respectivamente, para o complemento do mandato da Mesa Diretiva do exercício de 2025.
A sessão, realizada às 10h00, foi conduzida pela Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, e contou, além dos Conselheiros eleitos, com as presenças dos Conselheiros Renato Martins Costa, Sidney Beraldo e Maxwell Borges de Moura Vieira, assim como o Conselheiro Substituto-Auditor, Samy Wurman, a Procuradora-Geral de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, o Procurador-Chefe da Fazenda do Estado junto ao TCESP, Denis Dela Vedova Gomes, e o Secretário-Diretor Geral, Germano Fraga Lima.
Após votação realizada pelos Conselheiros da Corte e os votos colhidos pelo Secretário-Diretor Geral, o Conselheiro-Decano Renato Martins Costa fez o escrutínio e anunciou o resultado.
Eleitos
Conselheiro desde 2012, com dois mandatos na presidência da instituição e, agora, pela terceira vez na Vice-Presidência do TCE, Dimas Ramalho agradeceu a confiança na escolha, saudou o novo Corregedor e se comprometeu em continuar fortalecendo o papel do Tribunal de Contas como órgão fiscalizador dos gastos públicos.
“É uma honra participar dessas eleições. A honra maior é fazer parte desse coletivo. É diferente dos outros coletivos em que há grandes disputas, nada contra, mas quando você consegue construir o entendimento baseado numa sucessão em planejamento estratégico, é muito melhor”, ressaltou. “Uma honra estar ao lado do Conselheiro Bertaiolli, que faz dois anos, mas parece muito mais pela forma como ele entrou aqui e se adaptou. Tenho aprendido com ele muitas coisas. É uma pessoa afável, que conversa, que aprende, que ensina questões jurídicas importantes e que agregou muito ao Tribunal”, elogiou o Conselheiro.
“Pode ter certeza de que o Tribunal continuará exercendo a sua função de guardião incansável do dinheiro público. Pretendo nesses tempos dar o melhor que eu puder fazer para manter a tradição, a coesão e os nossos princípios com rigidez absoluta dentro da Constituição paulista, federal e do nosso Regimento Interno”, completou o Conselheiro Vice-Presidente Dimas Ramalho.
Eleito para compor a Mesa Diretiva até o fim do exercício, o novo Conselheiro-Corregedor, Marco Bertaiolli, relembrou a sua chegada à Corte, em 2023, e ressaltou a importância de estar na função, pela primeira vez como Conselheiro.
“No próximo dia 22 de setembro, eu tenho a satisfação de completar dois anos no TCESP. Um prazo bastante curto dentro da história do Tribunal, mas longo para que eu pudesse aprender muito e entender a responsabilidade que a função de Corregedor, e estar na Mesa Diretiva, me traz. Com muita satisfação e empenho, dedicarei todo o esforço necessário para que a gente continue honrando esta Casa que, ao longo de 101 anos de história, já teve grandes Conselheiros que passaram por esta responsabilidade de estar na Mesa Diretiva dos trabalhos da nossa Corte de Contas paulista”, agradeceu Bertaiolli.
“Junto com o Conselheiro Dimas e com a Conselheira Cristiana tenho muito a aprender e trabalhar para que a nossa Corte de Contas seja cada vez mais o exemplo, o baluarte, a referência, enfim, a indutora das boas políticas públicas para o Estado de São Paulo”, finalizou o novo Conselheiro-Corregedor.
A Conselheira-Presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, felicitou os novos integrantes da Mesa Diretiva. “Parabenizo os eleitos na certeza de que juntos faremos um Tribunal mais forte e eficaz em suas ações e no controle da aplicação dos recursos públicos”, enfatizou a Presidente.
O Conselheiro-Decano Renato Martins Costa destacou o processo de votação como um ato importante para a democracia e congratulou os eleitos. “Este é um momento importantíssimo da vida da nossa instituição. Tenho certeza absoluta de que falo em nome de todos os membros e servidores da nossa instituição. Parabéns ao TCESP por mais esse ato de democracia interna e de prestígio à colegialidade, que é a marca distintiva da nossa Corte. Parabéns a todos”, disse Renato Martins Costa.
A Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas (MPC), Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, cumprimentou os novos Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal de Contas. “Gostaria de parabenizar os eleitos e, em nome do Ministério Público de Contas, gostaria de colocar todo o MPC à disposição nessa caminhada com diálogo e respeito. Podem contar conosco e fazemos voto de muito sucesso”, ressaltou Leticia Feres.
Cidades
12/09/2025 às 10:31
Dimas Ramalho é eleito vice-presidente e Bertaiolli assume Corregedoria do TCE
Por: Portal News
Eleição ocorreu para o complemento do mandato da Mesa Diretiva do exercício de 2025

Conselheiro Dimas Ramalho é eleito Vice-Presidente; Marco Bertaiolli assume Corregedoria do Tribunal de Contas
Foto: Divulgação/TCESP