O vereador Artur Takayama (PL), presidente da Câmara de Suzano, participou nesta sexta-feira (19) de um ato simbólico de plantio de cerejeiras na rua Masanosuke Shibata, que reforça os laços históricos e culturais entre Suzano e a comunidade nipo-brasileira. A ação contou com a doação de cerca de 300 mudas feitas pela tradicional Família Onaka, de Frei Rogério, em Santa Catarina, que há anos colabora para o embelezamento da cidade com a espécie símbolo da cultura japonesa.

Segundo Takayama, as mudas foram destinadas à Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas Nikkey), ao Rotary Club de Suzano, ao Viveiro Municipal, ao Cemitério Municipal e ao Bunkyo de Suzano, permitindo que diferentes pontos da cidade recebam o plantio. Ele ressaltou que a iniciativa contribui não apenas para o meio ambiente, mas também para a preservação das raízes culturais da cidade.

O vereador lembrou que o plantio realizado na rua Masanosuke Shibata partiu de uma ideia do ex-prefeito e atual secretário do Verde e Meio Ambiente da capital, Rodrigo Ashiuchi (PL), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, representada por André Chiang, e com o apoio do prefeito Pedro Ishi (PL). “Com este gesto, a Família Onaka já ultrapassa a marca de mil pés de cerejeiras doadas desde a minha primeira gestão, fortalecendo ainda mais nossa identidade cultural e embelezando nossa cidade”, destacou.

A ação contou com a presença do CEO da Senshi Brasil e vice-presidente do Bunkyo de Suzano, Fernando Brandão, e do presidente do Rotary Sul, Eduardo Shiguetomi.