A EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, realiza, nesta quarta-feira (20), um mutirão de melhorias técnicas que trará benefícios para mais de 16 mil residências, comércios e indústrias de Ferraz de Vasconcelos e Poá. A ação tem como objetivo aumentar a resiliência do sistema de elétrico, principalmente em episódios de chuvas e ventos extremos, cada vez mais frequentes mesmo fora do período de verão.

Para o planejamento do mutirão foi realizado um mapeamento prévio e detalhado da região. As atividades contemplam poda da vegetação com impacto nas redes de distribuição de energia, além da modernização de equipamentos que compõem o sistema local. No total, cinco equipes da concessionária estarão envolvidas e dedicadas nos serviços ao longo do dia. Os principais bairros beneficiados são Jardim América, Jardim Thereza Palma e Vila Santa Luzia, em Poá. Além  de Vila Santa Margarida, Centro e Jardim Cambiri, em Ferraz.

"Os mutirões reforçam a atuação contínua da EDP para melhorar a qualidade do fornecimento e a segurança das redes elétricas, especialmente diante do aumento na frequência de eventos climáticos severos, mesmo fora do verão. Essas ações geram resultados mais efetivos para a população, contribuindo para cidades mais resilientes e sustentáveis", destaca Claudemir Siqueira, gestor da EDP. Em situações de tempestades, com chuvas e ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.

Vale destacar que as podas realizadas pela EDP seguem normas técnicas e ambientais, buscando o equilíbrio entre a preservação da vegetação e a proteção da rede elétrica. Essas ações preventivas ocorrem de forma programada e contínua ao longo do ano em todos os municípios atendidos pela distribuidora.