A Prefeitura de Suzano e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea/SP) renovaram nesta segunda-feira (28), no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, o acordo de cooperação técnica que garante a continuidade do trabalho em conjunto entre as partes para as atividades referentes à fiscalização de obras no município. O prefeito Pedro Ishi e a presidente do órgão de classe, Ligia Mackey, assinaram o documento que reforça a troca de experiências e informações entre as partes para pesquisa, capacitação e tecnologia. 

O anúncio foi feito durante o evento “Café com a presidente: um bate-papo sobre o sistema e valorização profissional em Suzano, em parceria com a prefeitura”.

Para celebrar essa conquista, que reforça o compromisso da administração municipal com a qualificação dos serviços relacionados à construção civil, também marcaram presença no encontro o vice-prefeito Said Raful; o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, acompanhado dos diretores Eliene Coelho e Ricardo Lu; e o presidente da Câmara, Artur Takayama.

O acordo tem como um dos seus principais objetivos evitar ocorrências infratoras à legislação vigente por parte dos profissionais responsáveis pelas obras que são realizadas no município. Por isso, tanto a prefeitura quanto o órgão de classe seguirão realizando ações integradas para controle e fiscalização de todas as intervenções que são feitas neste âmbito, cobrando as informações e os documentos que se fizerem necessários.

Assim, também seguirão sendo ofertadas, por ambas as partes, as orientações regulares sobre novas normas de fiscalização, para que todos os profissionais credenciados possam estar atualizados quanto às regras em vigência no município. Assim, garante-se um trabalho de prevenção quanto a eventuais ocorrências de irregularidades, proporcionando a segurança de todos que estão envolvidos nas obras.

Repercussão

O presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (Aeaas), Eduardo Habu, destacou que o apoio do Crea/SP tem proporcionado avanços no setor. “É uma grande oportunidade podermos receber a presidente Ligia, que foi a primeira mulher presidente deste órgão de classe em 90 anos. Por meio do trabalho conduzido por ela, conseguimos atualizar nosso estatuto, o que nos deu condição de atuar com ainda mais abrangência na cidade”, ressaltou.

Já o chefe do Legislativo municipal parabenizou a renovação da parceria entre a prefeitura e o Crea/SP. “Suzano só tem a ganhar com essa cooperação entre as partes. Colocamos à Câmara à disposição dos trabalhos que serão realizados no município, especialmente os que têm relação com as legislações aplicadas ao tema. Temos a satisfação de contar com a presença da presidente Ligia no município”, frisou Takayama.

A presidente do Crea/SP, por sua vez, afirmou que essa iniciativa de visitar os municípios aproxima o órgão dos profissionais e da administração municipal. “Essa assinatura reforça nossa relação com Suzano, para que possamos ouvir e orientar os profissionais. O convênio permite que possamos estar mais perto de todos, oferecendo nossa experiência a serviço do município”, declarou Ligia.

Em sua fala, o secretário Elvis pontuou que a parceria intensifica a fiscalização e garante mais agilidade nos processos. “Estamos desde 2017 desenvolvendo ferramentas que possam desburocratizar a obtenção de documentação e garantir o desenvolvimento do município, sem deixar de ter controle sobre todas as etapas relativas às construções e principalmente com relação às fiscalizações. Toda a tecnologia que implementamos foi realizada em conjunto com o Crea/SP”, disse o titular da pasta do Planejamento Urbano e Habitação.

Por fim, o prefeito reforçou que o crescimento organizado da cidade tem relação com a parceria entre a administração municipal e o Crea/SP. “Trabalhamos o avanço de Suzano em cima de três conceitos: cidade saudável, sustentável e humanizada. Por isso, é tão importante contarmos com a contribuição dos profissionais do Crea/SP. O trabalho realizado em conjunto nos dará condição de chegarmos onde queremos, garantindo a evolução da cidade em todos os seus aspectos, mas mantendo a segurança de todos e respeitando a legislação”, avaliou Pedro Ishi.

Também marcaram presença, o diretor do Crea/SP, Joni Incheglu; o gerente regional do Crea/SP, Guilherme Del Nero; e o chefe da Unidade de Gestão e Inspetoria (UGI) de Mogi das Cruzes, Alexandre Galdino, entre outros profissionais da área.