Os trilhos que conectam cidades e moldam a paisagem urbana do Alto Tietê estarão entre os protagonistas da 6ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com foco no legado ferroviário, o evento terá atrações em Mogi das Cruzes e Guararema com atividades gratuitas a partir da próxima sexta-feira (1°/08), integrando a programação estadual que contempla 40 municípios.
No Alto Tietê, os destaques divulgados pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), responsável pela gestão e produção do evento, vão envolver visitas monitoradas, oficinas, espetáculos, intervenções artísticas e shows em espaços como o Museu Mogiano, a Estação Ferroviária de Sabaúna, em Mogi, e o Núcleo Turístico e Ferroviário de Luís Carlos, em Guararema. Segundo o Governo do Estado, a proposta da Jornada é reforçar o elo entre memória, território e identidade por meio da valorização de estruturas e narrativas ligadas ao desenvolvimento das cidades a partir das antigas linhas férreas.
Mogi
Em Mogi, a programação da Jornada do Patrimônio terá início na próxima sexta-feira (1º/08), no Museu Mogiano – Casarão do Carmo, no Centro. Das 9h às 16h, o local receberá a ação educativa “Roteirinho do Patrimônio”, destinada tanto a visitantes espontâneos quanto a grupos escolares, com foco na valorização da memória local e do patrimônio histórico da cidade. O agendamento de escolas ou grupos com mais de 10 pessoas pode ser feito pelo telefone (11) 4798-6907 ou pelo e-mail educativo.museus@mogidascruzes.sp.gov.br.
No mesmo dia, das 9h às 10h30, acontecerá a intervenção artística “Jornada do Brincar: A Rua Conta a História da Sua Cidade”, uma atividade lúdica de educação patrimonial voltada ao público infantojuvenil. Já no próximo sábado (2), o museu contará com uma programação noturna especial: às 19h, será exibido o curta-metragem “Zilá”, no evento “Uma Noite no Museu Mogiano”.
Ainda no sábado, será realizada a Oficina de Urban Sketchers (Desenho de Observação), das 9h às 12h, no Largo do Carmo, na região central de Mogi, com Adriano Ollem, artista visual e designer gráfico. De acordo com a organização, o movimento Urban Sketchers valoriza o desenho feito no local, promovendo o compartilhamento de narrativas visuais do cotidiano e das viagens. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas pelo telefone (11) 4798-6907, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
No dia seguinte, domingo (3), das 9h às 13h, será realizado um roteiro guiado com transporte fretado gratuito. O evento partirá do Parque Centenário, em César de Souza com destino a tradicional Estação Ferroviária de Sabaúna “Museu Ferroviário – Dorival Sebastião”. Os interessados podem se inscrever a partir das 9h da próxima segunda-feira (28/07), para 45 vagas, no link https://forms.gle/4tQXoxgP5E2eidYf9
Em Sabaúna, a partir das 11h de domingo (3), terá início o evento “Entre Trilhos – Uma Vivência com Patrimônio Imaterial”. A proposta é oferecer experiências culturais focadas nos bens imateriais paulistas — culinária, artesanato, música, dança e brincadeiras populares, a partir dos saberes tradicionais de quase 50 mestres da cultura popular do interior do Estado. Na programação consta ainda show de sertanejo de raiz do grupo "Os Trinados", seguida pela apresentação da Congada Batalhão Nossa Senhora Aparecida, e depois um show 'voz e cavaquinho" de Fabiana Cozza – Voz e Cavaquinho e a apresentação da Marujada de São Benedito.
Guararema
Em Guararema, a Jornada acontecerá no Núcleo Turístico e Ferroviário de Luís Carlos. No próximo sábado (2), às 15h, será realizada uma visita monitorada pelo local, que deve contar com profissionais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com receptivo aberto a todos os públicos. No domingo (3), também às 15h, o público poderá assistir ao espetáculo “Precisa-se de Mágico!”, uma atividade circense também em Luís Carlos.
Jornada
Organizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e com produção da APAA, a Jornada do Patrimônio 2025 tem como tema central o papel transformador da malha ferroviária no território paulista.
Entre os destaques estão os urban sketchers, que farão registros artísticos in loco da paisagem ferroviária em cidades como Bauru, Santos e São José do Rio Preto; as feiras gastronômicas em Mogi, São Carlos e São José do Rio Preto, com cardápios baseados nas influências das antigas rotas de trem; e roteiros temáticos como o “Caminhos do Café” em Campinas e o passeio guiado em Paranapiacaba. A Jornada inclui ainda exposições, oficinas, debates e concertos.
A programação completa pode ser consultada no site oficial: amigosdaarte.org.br/jornadadopatrimonio/2025
Galeria
Foto 1 - Evento 'Entre Trilhos' terá diversas atrações em Sabaúna no próximo dia 2 - Divulgação/GC Fotografia
Foto 2 - Fabiana Cozza se apresentará na Estação de Sabaúna, em Mogi - Divulgação/Marcos Hermes
Foto 3 - Jornada do Brincar: A Rua Conta a História da Sua Cidade acontece no Museu Mogiano - Divulgação/Cerejeiras
Foto 4 -Espetáculo Precisa-se de Mágico! poderá ser assistido em Guararema - Divulgação