Na sessão ordinária realizada de quarta-feira (21), os vereadores da Câmara de Suzano aprovaram oito itens na pauta, incluindo um veto do Executivo, moções de aplausos e projetos de lei voltados à valorização de iniciativas locais.
Os parlamentares aprovaram o veto do prefeito Pedro Ishi (PL) ao projeto de lei de autoria do vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt, que previa a substituição de postes de madeira por postes de concreto armado em Suzano, além da manutenção regular dos postes existentes. O veto foi apreciado pelos vereadores, que debateram a competência do município para legislar sobre o tema, uma vez que envolve empresas concessionárias de energia elétrica.
Também foi aprovado o projeto de lei, de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG, que inclui a "Corrida das Águas" no calendário oficial de eventos de Suzano. A corrida será realizada anualmente no dia 9 de julho, como forma de incentivar o esporte e a integração comunitária. Além disso, os parlamentares aprovaram um projeto de lei do Executivo que trata da abertura de crédito adicional e especial para atender necessidades específicas da administração municipal e um projeto de resolução da Mesa Diretiva do Legislativo.
Moções
Quatro moções de aplauso foram aprovadas na sessão de ontem. A primeira, do vereador Artur Takayama (PL), parabeniza a Komatsu do Brasil Ltda., que completa 50 anos de atividades no dia 23 deste mês.
De autoria do vereador Marcio Malt, foram aprovadas duas moções. Uma, que homenageia Edson Ribeiro de Mello por sua trajetória de superação e atuação em prol da saúde e bem-estar da população e outra para Sidnei Marcos de Lima Franco, reconhecendo seu trabalho voluntário em favor da inclusão social e da solidariedade aos mais vulneráveis.
Já de autoria do vereador André Dourado (PT), foi aprovada a moção em homenagem ao Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), pelo apoio à Campanha Salarial 2025 e à luta dos professores por melhores condições de trabalho e valorização profissional.