O Viveiro Municipal Tomoe Uemura (avenida Senador Roberto Símonsen, 340 - Jardim Imperador) celebra sete anos de atividades nesta terça-feira (8) comemorando a marca de 100 mil visitantes. Ao longo destes anos, foi proporcionada a doação de 179 mil mudas e o plantio de 15.436 árvores, que garantiram mais educação ambiental para a população e ampliou a cobertura vegetal na cidade.
Inaugurado no segundo ano da gestão do então prefeito Rodrigo Ashiuchi, o equipamento se consolidou como um ponto turístico de Suzano por abrigar uma ampla diversidade de plantas e animais, além de oferecer cursos, oficinas e workshops.
As ações deste polo de referência ambiental se espalharam pelos quatro cantos do município. As técnicas da equipe proporcionaram, no período, a implantação de hortas comunitárias nas unidades de saúde e escolas municipais, com objetivo de promover o plantio de hortaliças como alface, almeirão, cebolinha e salsa, familiarizando os alunos com o processo de cultivo e colheita desses alimentos, além de ensinar sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da água e dos nutrientes do solo. As escolas e unidades de saúde participantes estão situadas nos bairros Parque Maria Helena, Cidade Edson, Jardim Maitê, Jardim Europa, dentre outros.
Quanto às capacitações, o viveiro já promoveu o curso "Jardinagem na prática", a oficina de "Cultivo de orquídeas" e workshops sobre "Horta vertical" e "Abelhas e agrotóxicos". A iniciativa oferece oportunidades valiosas para os participantes desenvolverem habilidades práticas de jardinagem, técnicas de cultivo específicas, além de promover a conscientização sobre questões ambientais importantes como o uso de agrotóxicos e a preservação das abelhas.
Já as revitalizações e manutenção de praças e canteiros, conduzidas pela equipe do local, são realizadas conforme as demandas e necessidades específicas de cada espaço. Uma variedade de serviços é oferecida, incluindo capinação, roçagem, varrição, jardinagem e limpeza, com o intuito de garantir a conservação e o uso adequado. Essas ações atendem todos os pontos da cidade, promovendo espaços públicos bem estruturados para os moradores.
O projeto mais popular entre os munícipes é o "Disk Árvore", criado com o objetivo de incentivar a rearborização com o apoio da comunidade. Para fazer a solicitação, é preciso ligar no número de telefone (11) 4749-3943. No caso de árvores nativas, uma visita da equipe é agendada para analisar o local do plantio, garantindo que esteja em conformidade com a espécie da árvore, evitando interferências em fios elétricos e danos às calçadas.
O Viveiro Municipal Tomoe Uemura, com seus 5 mil metros quadrados, possui uma variedade de instalações, incluindo estufa, canteiros de flores e árvores nativas, pomar, modelo de horta comunitária, lago oriental e sala administrativa. Além disso, o espaço abriga o "PlayPet", uma área dedicada ao lazer e ao adestramento de cães. O local também serve como lar para diversas espécies, como peixes, tartarugas, galinhas, patos, calopsitas e pavão.
O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, cuja pasta é responsável pelas atividades do Viveiro Municipal, destacou a importância deste equipamento. "Nós concentramos no local um conjunto de ações que reproduzem uma parte do nosso trabalho ambiental na cidade, cultivando plantas de diferentes espécies, compartilhando conhecimentos e conscientizando a população sobre a necessidade de estimular práticas sustentáveis e de respeito à natureza", ressaltou Chiang.
Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi frisou que Suzano só tem motivos para se orgulhar do trabalho realizado neste equipamento municipal. "O Viveiro se tornou um símbolo da cidade e foi abraçado por toda a população desde que foi inaugurado. A marca de 100 mil visitantes é uma prova da relação dos munícipes com o local, que recebe muitas pessoas inclusive de fora da cidade. Lá, podemos ensinar estudantes e mostrar nosso cuidado com as plantas. A partir desse conhecimento, estamos incentivando os cidadãos a buscarem as iniciativas que aumentam e preservam a cobertura vegetal do município, contribuindo com o meio ambiente", afirmou o chefe do Executivo municipal.