Mais de 30 mil doses da vacina contra gripe já foram aplicadas em cidades da região, desde o início da campanha no dia 28 de março. O público-alvo são grupos prioritários, incluindo crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias. pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (pós-parto). Nas cidades de Suzano, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba, até o início da semana 32.455 pessoas foram vacinadas.
Até o início da semana, Suzano era a cidade com o maior número de doses aplicadas. A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram imunizadas 11.662 pessoas, com a estimativa de atingir 111.679 nos grupos prioritários. A cidade recebeu 28 mil doses e, segundo a pasta, registra uma baixa procura pela vacina pelos idosos. A lista dos 24 postos de saúde está disponível no link bit.ly/EnderecosUBS.
Já a Prefeitura de Mogi das Cruzes vacinou cerca de 8 mil pessoas desde o início da campanha em 29 de março. O imunizante está disponível no esquema drive-trhu no Pró-Hiper, com entrada pela Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, no bairro Mogilar. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 8h às 18h. Nos postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família, a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. A cidade conta com sete unidades com horário estendido até 18h30: Vila Suíssa, Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Nova Jundiapeba, Santa Tereza e Jardim Camila.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que registrou cerca de 7 mil vacinados. Os imunizantes estão disponíveis nas unidades de saúde: Odete (rua Visconde de Taunay, 270); Piratininga (rua Teófilo Braga, 147); Caiuby (estrada dos Índios, 1.125); América (avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2.500); Jardim do Carmo (rua Jaú, 26); Nicea Louzada (rua Diamante, 181); Monte Belo (rua Arujá, 25); Paineira (rua Serra do Paranapiacaba, 380); Morro Branco (rua Rio Grande do Sul, 585); Pequeno Coração (rua Vasco da Gama, 201); Maragogipe (rua Paulistania, 95); Josely (rua Floresta, 43); Marengo (avenida Gonçalves Dias, 651); Fortuna (estrada do Campo Limpo, 658);Miray (rua Maringá, 865).
Já em Ferraz de Vasconcelos a campanha foi iniciada no dia 1 de abril, e intensificada a partir do dia 7. De acordo com a Prefeitura, há uma boa procura pelos grupos prioritários. Até a última sexta-feira (11), 5.793 pessoas foram vacinadas na cidade.
Poá
A Prefeitura de Poá informou que a procura para vacinação contra a gripe está dentro do esperado e a meta é vacinar 90% do público-alvo. A vacina contra a influenza está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município das 8 às 15h30.
Vacinação
Para a vacinação, segundo as Prefeituras, é necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF, cartão SUS e caderneta de vacinação. A meta da campanha de vacinação, que foi antecipada no Estado e começaria no dia 7 de abril, é imunizar 90% do público-alvo. Além de crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas (pós-parto), são grupos prioritários: indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico e superior; integrantes das Forças Armadas; pessoas em situação de rua; integrantes de Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, urbanos e de longo curso; pessoas que atuam na área portuária; e funcionários dos Correios.