A região central de Poá recebeu na quinta-feira (13/02) um mutirão de melhorias técnicas da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, para a ampliar a qualidade e segurança do fornecimento de energia para mais de 4,5 mil residências e comércios locais. Os serviços incluíram a substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema local, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica.

Os trabalhos foram executados das 8 às 16h em regime linha viva, sem a necessidade de desligamento da energia elétrica aos consumidores. "Essas atividades são muito importantes para reduzir os impactos às redes elétricas provocados pelas tempestades e para ampliar a segurança e qualidade do fornecimento de energia aos clientes do município. Os mutirões potencializam as ações contínuas da companhia realizadas ao longo do ano nos municípios", destacou o gestor da EDP, Claudemir Siqueira.

De acordo com a concessionária, a execução dos mutirões foi intensificada desde novembro do ano passado, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025. "São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região. Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes", explicou a EDP, em nota.   

Para o prefeito Saulo Souza, as ações da concessionária de energia são importantes para melhorar a qualidade do serviço que é oferecido para a população. "Estamos sempre dialogando com os representantes da EDP para realizarmos trabalhos em parceria, como fizemos recentemente, com a implantação da usina fotovoltaica no Pronto Atendimento Guido Guida, que nos garantiu reduzir em 50% o valor da conta de energia. Essa manutenção preventiva no centro da cidade é mais uma medida relevante e necessária em tempos de chuva e ventos fortes", finalizou.