A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega dos kits de materiais escolares na rede municipal de ensino. Neste ano letivo de 2025, mais de 18 mil estudantes serão beneficiados. A novidade é que, pela primeira vez, as crianças de 0 a 3 anos, atendidas pelas creches municipais e conveniadas, também receberam os materiais.

Cada unidade organizará seu próprio cronograma de entrega ao longo das semanas, distribuídos e divididos por modalidades entre educação infantil, fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores continuarão a receber os itens também, já que a medida foi implantada na atual gestão e visa beneficiar a rede escolar como um todo.

A retirada deverá ser feita pelos responsáveis dos alunos. Cada kit escolar é composto por itens indispensáveis no desenvolvimento pedagógico dos alunos. As crianças da creche, por exemplo, vão receber agenda escolar, massa de modelar, giz de cera e tinta guache.

Na educação infantil terá cadernos, lápis de cor, apontador, lápis de escrever, tinta guache, cola, massa de modelar, pincel, borracha, giz de cera, canetinha hidrográfica, papel sulfite (100 folhas) e agenda. Os estudantes do 1° ao 3° ano vão receber cadernos, papel sulfite (100 folhas), lápis de cor, lápis grafite, borracha, giz de cera, apontador, canetinha hidrográfica, cola, régua, tinta guache, pincel e tesoura.

Já o 4° e 5° ano, ensino fundamental II e EJA terão cadernos, lápis, caneta esferográfica, régua, borracha, cola, caneta marca texto e lápis de cor e grafite. Os professores recebem papel sulfite, caderno universitário, lápis de cor, caneta esferográfica, lápis, cola, tesoura, borracha, apontador e caneta marca texto.

De acordo com a titular da pasta, Paula Trevizolli, a distribuição dos materiais escolares é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos recursos necessários para um aprendizado eficaz desde o início das aulas. "Isso demonstra o compromisso da Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos em promover a igualdade de oportunidades e apoiar o desenvolvimento educacional dos estudantes da rede municipal", pontua.