As inscrições para a turma de 2025 do Cursinho Popular Maio de 68, em Mogi das Cruzes, terminam nesta sexta-feira (14). Há mais de sete anos, a iniciativa gratuita prepara alunos de escolas públicas que desejam ingressar no ensino superior para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São ofertadas 60 vagas e, para se inscrever, basta preencher o formulário socioeconômico on-line. Os requisitos para participar do processo seletivo são estar cursando ou já ter concluído o 3°ano do ensino médio na rede pública de ensino. 

Criado em 2017, o projeto é formado por um grupo de professores voluntários. A ex-aluna e agora professora, Maria Laura Barbosa e Siqueira, explica que o cursinho tem como objetivo promover de forma acessível a educação de qualidade e a formação cultural, além de reforçar o conhecimento adquirido na escola, principalmente durante o ensino médio. Para isso, as atividades incluem aulas preparatórias, simulados de prova, rodas de conversa com psicólogos, visitas nas universidades públicas e cines-debate - exibição de filmes com temáticas relevantes na atualidade seguida de roda de conversa mediada pelos professores.

De acordo com a professora, caso o número de inscritos seja superior a quantidade de vagas disponíveis, a seleção será feita por meio dos critérios socioeconômicos, com base nas informações do formulário de inscrição. 

A lista com os convocados será divulgada nas redes sociais do cursinho, @cursinhopopularmaio68, no Instagram e Cursinho Popular Maio 68 no Facebook. A primeira chamada será divulgada neste sábado (15) e os convocados devem se matricular na próxima segunda-feira (17), das 18h30 às 20h, na sede do cursinho, localizado na rua Dr. Paulo Frontin, n° 365,  no Centro. Já a segunda chamada será no dia 18, e a matrícula deve ser feita no dia 19, no mesmo horário. As aulas, que serão nas terças, quartas e quintas, começarão no dia 26.

*Texto supervisionado pelo editor