A partir da próxima segunda-feira (27/1), a população de Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo, passa a contar com os serviços de assistência jurídica gratuita da Defensoria Pública paulista, que acaba de instalar uma nova unidade no município e abre as portas para atendimento ao público.
"É com enorme satisfação que abrimos as portas da nova unidade em Suzano para a população. A implementação dos serviços da Defensoria nesta cidade certamente será decisiva para a plena concretização dos direitos da população carente”, afirma o defensor público Gustavo Mac Cracken, coordenador da nova unidade.
Ele também destaca que o prédio conta com excelente estrutura física e pessoal altamente capacitado, profundamente comprometido com a missão de defender, de forma intransigente e qualificada, os direitos dos cidadãos suzanenses mais vulneráveis.
Suzano faz parte de uma lista de quatro novas cidades no estado com a presença de unidades da Defensoria, que inclui Itapecerica da Serra, Francisco Morato e Itanhaém. O atual processo de expansão foi deliberado pelo Conselho Superior da instituição em 2024 e prevê o planejamento para abertura de outras quatro unidades, em Guaratinguetá, Sumaré, Barueri e Taboão da Serra. Ao todo, a Defensoria deverá chegar à marca de 52 municípios com prédios de atendimento no estado.
Suzano
A Unidade de Suzano da Defensoria fica na Rua Aurora, 303, bairro Vila São Francisco. O atendimento inclui assistência jurídica nas áreas cível (que inclui, por exemplo, questões de família, infância, moradia, acesso à saúde e à educação) e criminal (além de processos criminais, abarca também casos de adolescentes acusados de ato infracional).
A equipe é formada por 4 defensores públicos e 3 servidores, além de um quadro de estagiários e funcionários terceirizados. Acessível a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o prédio tem três andares e conta com 50 postos de atendimento. Por dia, são feitos são de 40 agendamentos para atender à população.
Atendimento
Para agendar atendimento, é preciso acessar o site www.defensoria.sp.def.br e iniciar uma conversa com o Assistente Virtual DEFi, que fica no canto inferior da página. Em caso de dificuldade com o agendamento online, também é possível ligar gratuitamente para o telefone 0800 773 4340.
Em regra, para atendimento pela Defensoria paulista, é preciso ter renda total familiar de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025), valor que pode subir a quatro salários mínimos (R$ 6.072 em 2025) em alguns casos específicos. Mais informações
SERVIÇO:
Unidade de Suzano da Defensoria Pública de SP
Endereço: Rua Aurora, 303, Vila São Francisco, Suzano-SP
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Agendamento: www.defensoria.sp.def.br (das 8h às 18h, em dias úteis) ou 0800 773 4340 (das 7h às 19h, em dias úteis); atendimentos urgentes em fins de semana e feriado, das 7h às 12h, pelo site www.defensoria.sp.def.br.
Cidades
24/01/2025 às 14:55
Suzano recebe nova unidade de atendimento da Defensoria Pública de SP
Por: Portal News
Além de Suzano, outras quatro novas cidades fazem parte de processo de expansão atual da Defensoria
A Unidade de Suzano da Defensoria fica na Rua Aurora, 303, bairro Vila São Francisco
Foto: Divulgação