A Prefeitura de Poá, por meio de ações integradas de várias secretarias municipais, iniciou, na manhã de quinta-feira (16), o trabalho de limpeza na obra paralisada do Complexo Educacional Poaense (CEP), no bairro Santa Luiza. De acordo com o prefeito Saulo Souza (PP), seu compromisso é pela conclusão do prédio e até que isso aconteça o local será limpo, iluminado e isolado.
A secretária de Serviços Urbanos, Gizele Lima Dias de Souza, e o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Welligton Alves Teixeira, vistoriaram o início dos trabalhos. "Estamos aqui no terreno do CEP Santa Luiza para que possamos realizar os trabalhos seguindo três etapas: a primeira é o início da limpeza, a segunda é a desocupação e acolhimento das famílias que vivem aqui e a terceira é a reposição do gradil para o isolamento total da obra que está abandonada", explicou Gizele.
Ela destaca que neste primeiro momento a limpeza é realizada com maquinário e na sequência os funcionários vão acessar os locais em que os tratores não chegam. "O objetivo é finalizar a limpeza e a ocupação irregular o quanto antes para que toda a área possa ser isolada. Estamos estudando o fechamento das escadas do prédio para que as pessoas não acessem mais os pavimentos superiores".
Os técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social identificaram nove pessoas no interior da obra paralisada. "Os encaminhamentos para o acolhimento institucional já estão sendo realizados junto ao Albergue e a Secretaria de Habitação para o auxílio moradia e também a verificação dos critérios de vínculo familiar para o retorno ao município de origem", explicou o secretário de Assistência Social.
Também estiveram presentes na ação técnicos da Secretaria de Obras e a Guarda Civil Municipal (GCM), que, a partir de agora, vai reforçar o patrulhamento da área.
Retomada da obra
Em de dezembro de 2024 o prefeito Saulo Souza (PP) esteve em Brasília com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para estreitar o relacionamento do município com o Governo Federal e conseguir recursos para a conclusão e execução de obras importantes para o desenvolvimento de Poá, entre elas a do CEP. Na ocasião foi entregue o projeto executivo, memoriais descritivos e planilhas orçamentárias para conclusão do complexo educacional.
"Nosso compromisso é pela conclusão da obra e iniciamos as articulações para isso antes mesmo de assumir a Prefeitura de Poá. Até que o prédio seja finalizado, vamos manter a área isolada, sem acesso de pessoas, iluminada e limpa, sem oferecer riscos para a população", finalizou o prefeito.