Cem quilos de tampinhas, 64 quilos e 27 litros de alimentos, 70 peças de artesanato confeccionadas pelos idosos nas oficinas de arte da UnicaFisio, no Rodeio, e 25 peças de roupas doadas por pacientes e funcionários da unidade de saúde. Este é o resultado da campanha Natal Solidário, realizada no final de 2024 pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, responsável pela gestão do serviço. 
    
Toda a arrecadação foi entregue na quinta-feira (16), pela equipe do Cejam, à presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, que aproveitou a visita para conhecer as instalações da UnicaFisio e conversar com funcionários, pacientes e acompanhantes. A ação contou com a participação do secretário adjunto de Saúde, Luiz Bot.
    
“As doações são muito bem-vindas. Encontramos o Fundo Social sem donativos disponíveis e já temos recebido muitas pessoas em busca de ajuda. Precisamos contar com iniciativas como essa para conseguir atender quem mais precisa. São estas atitudes que nos dão forças para começar nosso trabalho e seguir sempre em frente, com o objetivo de ajudar o próximo. A iniciativa do Cejam é um exemplo de solidariedade e, juntos, conseguiremos fazer a diferença”, destaca Maira. 

A presidente do Fundo Social foi recebida na UnicaFisio pela gerente administrativa regional do Cejam, Jecele Vilela, pela coordenadora administrativa Sandra Salustiano, pela coordenadora técnica da Unica Fisio, Joelma Arnold, e pela encarregada administrativa, Priscila Caravante.

O secretário adjunto de Saúde também enfatizou a iniciativa: “A saúde é bastante ampla e desenvolve ações sociais importantes, como estas campanhas de arrecadação de donativos que colaboram com as pessoas mais necessitadas. A UnicaFisio é um espaço onde podemos realizar parcerias entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Longevidade para atender ainda mais pessoas acima dos 60 anos de idade”.

A unidade recebe, atualmente, cerca de 900 pacientes em atividades de reabilitação e promoção à saúde. “Contamos com a colaboração dos idosos, além dos nossos colaboradores, nas campanhas que acontecem nas unidades de saúde em que o Cejam atua em Mogi, há 16 anos. Desenvolvemos diversas ações sociais e trabalharemos sempre em parceria com o Fundo Social para atender as famílias em situação de vulnerabilidade na cidade”, reforça Jecele.

Os interessados em fazer doações para o Fundo Social podem ir até a sede do serviço, localizada no primeiro andar da Prefeitura de Mogi (Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, Centro Cívico). Para mais informações, o telefone é 4798-6365.