Dezessete equipes da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, foram dedicadas nas ruas de Guararema nesta quarta-feira (15), ao primeiro mutirão de melhorias técnicas do ano na cidade. O foco da ação esteve na prevenção de ocorrências envolvendo as redes elétricas e na ampliação da qualidade do serviço à população, potencializando o trabalho contínuo da concessionária na região. A ação contou com apoio da Prefeitura para a recolha dos resíduos de poda e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no trânsito local.  

Os serviços envolveram a substituição e modernização de equipamentos que compõem o sistema elétrico local, troca de postes e de cabeamento comum por rede protegida, além da poda de vegetação em contato com a rede elétrica. A ação deve beneficiar mais de 1.300 clientes residenciais e comerciais localizados nas proximidades da SP-66, entre os quilômetros 69 e 74. 

“Nossa atuação tem como foco a prevenção. Os mutirões potencializam as ações contínuas para ampliar a qualidade e a segurança do fornecimento de energia, além de reduzir os impactos à rede elétrica provocados pelas tempestades, que passam a ser mais comuns no verão. Estaremos com 17 equipes mobilizadas e dedicadas a este mutirão de hoje em Guararema”, afirma Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP. 

A execução dos mutirões foi intensificada desde novembro do ano passado, dentro da programação do Plano Verão 2024/2025 da EDP. São priorizadas nessas ações as localidades com maior concentração de vegetação, visto que este é o principal fator de interferência na qualidade e segurança do fornecimento de energia na região. Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e fortes ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes.   

Ações de poda têm caráter preventivo e também são realizadas de forma regular ao longo de todo o ano em todas as cidades que integram a área de concessão da EDP. Na região do Alto Tietê, por exemplo, em 2024 foram executadas mais de 76 mil podas de árvores, além da limpeza de cerca de 58 mil m² de faixas com vegetação.