Eventos causados pelos efeitos das mudanças climáticas têm sido cada vez mais intensos e podem impactar diretamente as redes de distribuição de energia. Atenta a esse cenário, a EDP, distribuidora de energia de 28 municípios do estado de São Paulo, destaca a importância dos clientes que utilizam, em casa, equipamentos como respiradores, home care, UTI domiciliar e aparelhos para hemodiálise, manterem atualizado o cadastro junto à distribuidora.

Por meio desse registro, é possível o conhecimento da localidade onde esses pacientes residem, já que as unidades inscritas recebem prioridade no atendimento de restabelecimento da energia, bem como na comunicação sobre possíveis interrupções programadas do fornecimento de energia elétrica, de modo a minimizar eventuais transtornos. No endereço www.edp.com.br/cadastro-de-equipamentos-eletricos/ estão disponibilizadas informações.

Com a chegada do verão, a expectativa é de que o volume de chuvas aumente e as ocorrências de tempestades se intensifiquem, condição que pode ocasionar a queda de galhos, árvores, e o lançamento de objetos sobre as redes elétricas. São situações que demandam maior tempo de reparo por conta da complexidade e elevam de forma expressiva o nível de criticidade da operação do sistema elétrico.

Parte do atendimento da EDP a essas ocorrências é realizado em parceria com os órgãos municipais e estaduais, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Em muitos casos, a tecnologia de monitoramento em tempo real do Centro de Operações Integrado (COI) e a automação do sistema da concessionária permitem o restabelecimento automatizado do fornecimento de energia para grande parte dos clientes impactados, a partir do remanejamento de carga do sistema.

Porém, por vezes, por questão de segurança, é necessário aguardar a finalização do serviço da equipe técnica no local e isso gera tempo atípico na normalização do serviço.

Vale destacar que grande parte das ocorrências desta natureza são de maior complexidade e tempo de reparo e, por vezes, demandam a reconstrução total da rede, substituição de equipamentos e postes.
A partir da previsão do clima, a EDP planeja a estratégia de atuação e o reforço de equipes, e atua com procedimento de priorização no atendimento em momentos de alta demandas, em hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais e situações com grande volume de consumidores impactados.

Por isso, a importância do cadastro de clientes que utilizam equipamento essencial à sobrevivência junto à concessionária, para que fiquem no mapeamento de priorização da Companhia.

Cadastro

A EDP reforça a relevância do cadastramento dos clientes eletrodependentes da sua área de concessão, para que o atendimento seja realizado da forma mais ágil e eficiente possível. Importante salientar que o cadastro tem validade de um ano e deve ser renovado no caso de continuidade do tratamento médico.

Documentos necessários para o cadastro:
• Nome e CPF do beneficiário.
• Número da Instalação a ser cadastrada.
• Atestado assinado por profissional médico, constando obrigatoriamente:
Número do CID (Classificação Internacional de Doenças)
Data
Número do CRM (Registro do Médico no Conselho Regional de Medicina)
Descrição e Prazo de utilização dos equipamentos
Número de horas mensais de utilização de cada aparelho e/ou equipamento
• Caso seja beneficiário de programas sociais, o Número de Inscrição Social — NIS
Mais informações e atendimento: www.edp.com.br/cadastro-de-equipamentos-eletricos/.

Desconto na fatura de energia

Além da priorização no atendimento, o cliente que utiliza equipamento elétrico essencial à vida também pode ter direito a desconto na conta de luz, caso esteja dentro dos critérios de renda estabelecidos pelo Governo Federal. O benefício pode ser obtido por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante de 10% a 65% de desconto na conta de luz para os primeiros 220 kW/h consumidos mensalmente.

É necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Caso não esteja cadastrada e possua renda familiar mensal de até três salários mínimos, é importante buscar informações na Prefeitura Municipal. Com a inscrição do CadÚnico, a adesão à Tarifa Social deve ser solicitada para a EDP, no site www.edp.com.br/tarifasocial.