Cidades da região preparam ações especiais em alusão ao o “Dezembro Vermelho”, mês destinado à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial o HIV. Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Biritiba Mirim realizarão ações de orientação e conscientização sobre a doença. Neste domingo (1/12) é o Dia Mundial de Combate à Aids. 

A Secretaria de Saúde de Suzano reforçará as ações de prevenção do HIV ao longo desta semana, entre os dias 2 e 6, nos 24 postos da rede municipal, das 8 às 16 horas. Paralelamente a essa atividade, haverá, nesta segunda-feira (2), orientações na Estação Suzano da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Já no próximo sábado (7), acontecerá o Dia D da Campanha “Fique Sabendo!”, com testagens na Clínica da Família André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 - Cidade Boa Vista), das 9 às 15 horas, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Augusto Nunes, no Jardim Natal (rua Dr. Prudente de Moraes, 2.719), das 8 às 16 horas.

Além das testagens, serão distribuídos em Suzano insumos de prevenção, e serão reforçadas as informações sobre prevenção combinada e o diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.
 
Mogi 

Em Mogi também haverá ações da campanha “Fique Sabendo!” na próxima semana, sendo nesta segunda-feira (2) no Centro POP Mogiano; na terça-feira (3) no Centro de Acolhida Emanuel; na quarta-feira (4) na Casa de Acolhida Maria Madalena; na quinta-feira (5) na Casa noturna Casablanca; e na sexta-feira (6) no Instituto Elisa Teixeira.

A Prefeitura ainda ressalta que desde 2019, o Programa Municipal de IST/Aids da Secretaria de Saúde mantém a Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PrEP). O atendimento é realizado na UAPS 2, localizado na rua Fausta Duarte de Araújo, 412 - Centro.  O Centro de Testagem e Aconselhamento realiza exames para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além de encaminhar os pacientes para o serviço de saúde quando necessário. A cidade também mantém o Serviço de Atendimento e Acompanhamento multidisciplinar aos pacientes portadores de HIV/Aids, inclusive gestantes.

Itaquá

A Prefeitura de Itaquá, pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, desenvolve uma série de ações educativas e preventivas para combater e diagnosticar precocemente os casos na cidade. 

As ações da administração municipal incluem a distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, além de testes rápidos para HIV, sífilis, e hepatites B e C. A proposta é garantir o diagnóstico rápido e, caso positivo, encaminhar o munícipe para o Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde será acompanhado por uma equipe multidisciplinar para iniciar o tratamento.

Ferraz

Em Ferraz, a Prefeitura informou que o SAE da Secretaria Municipal de Saúde antecipou a programação e vem realizando desde o início deste mês várias atividades como testes rápidos, aconselhamento, escuta ativa, tira-dúvidas e atendimentos com demanda livre para a população ferrazense. 

As atividades estão sendo realizadas desde 18 de novembro e seguem nas próximas semanas com visitas a empresas, nas comunidades e favelas. Neste domingo (1) a equipe do SAE estará na Praça da Independência, no centro, para atingir o público que frequenta a feira realizada no local.

Poá

Poá realizou o Dia D da campanha “Fique Sabendo!” no sábado (30/11), na Praça da Bíblia, localizada na avenida Nove de Julho, 22 – Centro. A ação levou aos munícipes testagem rápida para HIV e Sífilis, distribuição de autotestes para HIV, orientação sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de kits contendo preservativos internos e externos, lubrificantes e informativos.

A campanha segue entre segunda (2) até a próxima sexta-feira (6), com testagem disponível nas 12 UBSs e SAE da cidade, com orientações e materiais informativos sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, estarão disponíveis preservativos, lubrificantes e materiais informativos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade.

Biritiba 

Já em Biritiba, a prefeitura afirmou que segue o cronograma de prevenção com mutirões de teste rápido. No sábado (30/11), além dos testes rápidos de HIV e Sífilis, foi realizada uma ação de conscientização sobre o câncer de próstata  com palestras e orientação da equipe de enfermagem das 9h às 11h na EMEF Profa. Regina Celia,no Jardim Yoneda.

*Texto supervisionado pelo editor.