A prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), e seu vice Téo Cusatis (PSD) anunciaram nas redes sociais os chefes de gabinete e o secretário de Assuntos Jurídicos nesta terça-feira (31). Neusa Marialva será a Chefe de Gabinete da nova prefeita, tendo Paulo Oliveira como adjunto, e o coronel Eli Nepomuceno será o Chefe de Gabinete do vice-prefeito. Filipe Hermanson responderá pela Procuradoria Geral do Município e pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, e Joaz Batista pela pasta de Serviços Urbanos e Zeladoria. A posse de Mara, Cusatis e do novo secretariado será nesta quarta-feira (1), às 17h30, no Cemforpe.
Na postagem, Mara destacou a trajetória de Neusa, segundo ela, “marcada pela sensibilidade e compromisso com nossa cidade, sendo uma profissional que conhece de perto as necessidades de Mogi”. Juntamente com Paulo Oliveira, a prefeita eleita espera que “o gabinete funcione de forma eficiente e próxima da população”.
Com experiência na segurança pública, o coronel, por sua vez, de acordo com a postagem, vai contribuir “para que o gabinete do vice-prefeito tenha uma atuação estratégica e alinhada às demandas dos mogianos e mogianas”.
Procuradoria
Procurador da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o advogado Filipe Hermanson assumirá o comando da pasta após passagem pelo Supremo Tribunal Federal. A convite de Mara e Cusatis, ele também responderá pela Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. Hermanson é funcionário concursado e procurador da cidade desde 2011.
“Trouxemos para o nosso time profissionais altamente qualificados, especialistas na área em que atuam, e no setor jurídico não poderia ser diferente. Optamos por um funcionário de carreira, isento e que conhece a estrutura da cidade e da gestão municipal. Ele nos auxiliará na análise dos contratos e convênios públicos com a isenção e austeridade que o cargo exige. É uma grande alegria poder contar com a colaboração do Dr. Filipe para essas funções”, afirmou a prefeita.
Especialista em Direito do Estado pela USP, Hermanson é professor universitário e procurador de Mogi das Cruzes há mais de 10 anos. Foi assessor do ministro Luiz Fux, no Supremo Tribunal Federal.
Serviços Urbanos
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria será voltada para os serviços de coleta de lixo, iluminação pública, limpeza urbana e manutenção de todos os bairros da cidade. Estará à frente da Secretaria o ambientalista Joaz Batista. Especialista em gestão ambiental, ele também possui mais de 20 anos de experiência na área de serviços urbanos, fiscalização de posturas e segurança na Prefeitura de Mogi das Cruzes.
“Todo mundo sabe da importância da zeladoria pública e da limpeza da cidade. Nós sabemos que a iluminação, a coleta de lixo, todas as praças e ruas do nosso bairro precisam ser bem cuidadas. Garantir o zelo com a nossa cidade é nosso dever e por isso estamos criando a Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria”, disse Mara.
A escolha do secretário, segundo Cusatis, foi feita com foco na experiência profissional e conhecimento dos bairros periféricos de Mogi e seus desafios. “O Joaz tem muita experiência na Prefeitura de Mogi das Cruzes, vai estar à frente desse desafio, junto com todos os servidores que cuidam do dia a dia da nossa cidade. Serviços como coleta de lixo e iluminação pública são algumas das melhorias fundamentais que almejamos com a criação dessa Secretaria”, reforçou Téo Cusatis.
Formado em Meio Ambiente, Joaz é especialista em Gestão Ambiental pela FAAP. Possui mais de 20 anos de serviços prestados na Prefeitura de Mogi das Cruzes, iniciando sua trajetória no antigo Demapo – hoje setor de Serviços Urbanos. Atuou na coordenadoria de limpeza pública e zeladoria, fiscalização de espaços e áreas públicas, obras, meio ambiente e segurança pública. Mais recentemente atuou como secretário-adjunto de Segurança Pública de Ferraz de Vasconcelos e consultor para Assuntos Governamentais da Presidência da Câmara de Mogi das Cruzes.