Responsável por um setor fundamental para a economia da cidade, o Departamento de Promoção da Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano contribuiu significativamente para o crescimento do município e bem estar dos produtores rurais ao longo dos últimos oito anos, cuidando desse público que fornece cerca de 90% de seus produtos na própria cidade.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 280 unidades de produção, incluindo feirantes, comerciantes de hortifruti e fornecedores estatais. Em 2024, a cidade atingiu o maior número de ruralistas atendidos pelo departamento, 140. O número cresceu ano a ano desde 2017, sofrendo pouco impacto ao longo dos anos, mesmo com a pandemia de coronavírus (Covid-19), que atingiu o País entre 2020 e 2021.

Para efeito de comparação, no primeiro ano de gestão, em 2017, o número de produtores atendidos foi de 90 e, em 2018, subiu para 96. O crescimento continuou em 2019 (105), 2020 (112), 2021 (118) e 2022 (125). Em 2023 a quantidade de produtores se manteve a mesma, chegando as 140 atuais.

O setor compõe o Produto Interno Bruto (PIB) municipal, gera empregos e participa do giro da moeda corrente, ou seja, integra o ciclo geral da economia de Suzano. Um dos maiores marcos da Agricultura durante a gestão foi a criação do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PMAA) de forma pioneira no Alto Tietê.

Instituído pela Lei 5.435/23 e regulamentado pelo Decreto 9.924/23, a iniciativa tem como objetivo promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em risco de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada e saudável. O instrumento também tem como finalidade incentivar a valorização e o consumo dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, urbana e periurbana sustentável, promovendo a sua inclusão econômica e social, com fomento ao processamento de alimentos, à agroindustrialização e geração de renda.

O departamento também implementou Rotas Rurais - programa estadual que busca aprimorar o processo de localização por meio do georreferenciamento, facilitando o acesso a serviços públicos e comerciais - com entrega dos endereços digitais para cerca de cem propriedades rurais; e tem como feito ainda a habilitação da gestão municipal para emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), antes emitido apenas por agentes do Estado.

O diretor de Agricultura, Minoru Harada, avaliou como positivo o desempenho do departamento. “Fizemos um grande trabalho nos últimos oito anos e mantivemos parcerias incríveis com os produtores. Atuamos inclusive com campanhas de descarte correto de embalagens de defensivos agrícolas que, por meio do ‘Dia Verde Azul’ deste ano, recolheu no fim de outubro mais de 500 peças. Estamos felizes com o resultado final do nosso departamento”, destacou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, parabenizou o diretor pela condução do departamento e destacou a relevância que a Agricultura tem para a cidade. “Suzano está no Cinturão Verde do Estado e isso coloca esse setor da nossa pasta em uma prateleira importante da gestão. O Harada fez um grande trabalho nos últimos anos e, graças à atuação dele e de toda a equipe, nossos produtores são muito bem atendidos e colaboram com a economia da cidade”, lembrou Loducca.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou da relevância de Suzano para a agricultura local e reforçou a importância dos produtores para a economia da cidade. “Estamos em um município que produz e distribui para outros municípios. Temos um trabalho rural muito sólido e que está em constante crescimento. Agradeço a cada agricultor que diariamente ajuda nossa cidade a se desenvolver”, concluiu o chefe do Poder Executivo municipal.