Reconhecido como o Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo, o Alto Tietê tem na agricultura um dos principais braços econômicos. Para aprimorar e expandir essa vocação, bem como capacitar os agricultores da região, o Escritório Regional do Sebrae-SP no Alto Tietê promove no próximo dia 10 de dezembro o "Encontro de Agronegócios do Alto Tietê", em Mogi das Cruzes, evento que busca apresentar técnicas de Agricultura Regenerativa e Boas Práticas de Produção.
A iniciativa será promovida na sede da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Aprojur) - Estrada da Chácara Santo Ângelo s/nº, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes. Para participar do evento basta se inscrever pelo link https://bit.ly/AgronegóciosAltoTiete.
Segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), anualmente, a agricultura injeta R$ 1 bilhão em faturamento bruto na região. "O setor agrícola é um importante celeiro de oportunidades, que garante emprego e renda para a população regional, especialmente para os pequenos produtores familiares. O Sebrae-SP atua para capacitar os agricultores com as técnicas modernas e atuais, com foco na produtividade, mas também na gestão e profissionalização das propriedades, além de impulsar os produtores para atuar em novos mercados", ressaltou o analista de negócios do Sebrae-SP, Gustavo Nunes Silva.
Com a missão de ampliar o segmento e apoiar as oportunidades de negócios, o evento promoverá um ciclo de palestras com temas voltados para a Agricultura Regenerativa e Boas Práticas de Produção. Focado para agricultores de todas as áreas produtivas, o encontro terá também exposição de soluções agrícolas apresentadas por diversas empresas do setor.
O encontro é realizado em parceria com Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Secretaria de Agricultura de Mogi das Cruzes, e tem o apoio da Aprojur; Cooperativa dos Produtores Agrícolas Solidários do Alto Tietê (Coopasat); Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê (Coopavat); Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur); Cooperativa Agrícola de Quatinga e Região (Caq); Cooperativa dos Produtores Rurais do Alto Tietê (Cooproat); e Suzano.
Desenvolvimento agrícola
Uma das missões do Sebrae- SP Alto Tietê é a fomentar o desenvolvimento do agronegócio na região com olhar na capacitação técnica, cursos e dia de campo, promovidos por meio de palestras e exposições de novas técnicas e ferramentas.
O Alto Tietê é referência nacional na produção de hortaliças folhosas, com a geração de 800 mil toneladas a cada ano, a região é reconhecida, ainda, pela produção de frutas, como caqui e nêspera, além de cogumelos e flores, em especial as orquídeas.