A campanha Novembro Azul em Arujá alcançou um marco significativo no último sábado (23), com 611 atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Barreto, Centro, Mirante e Jardim Emília. O número representa mais que o dobro dos 280 atendimentos registrados no ano passado, destacando o sucesso do mutirão de exames e ações voltadas à saúde masculina.
O evento ocorreu das 8h às 16h e incluiu exames de PSA para detecção precoce do câncer de próstata, testes rápidos para HIV e sífilis, vacinação, avaliação odontológica e agendamentos de consultas. A campanha, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, integra as ações do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e à promoção do autocuidado entre os homens.
Segundo a Secretaria, 144 homens participaram da coleta de PSA, enquanto outros aproveitaram para atualizar exames, tomar vacinas e receber orientações sobre saúde masculina.
Genildo Araújo dos Santos, de 67 anos, foi um dos beneficiados pelo mutirão. Ele aproveitou a oportunidade para realizar pela primeira vez e para tomar suas vacinas, também pela primeira vez, além de atualizar exames de sangue e pela avaliação odontológica. “Quis aproveitar essa campanha, né, cuidar da vida que ainda tenho”, contou.
A campanha deste ano reforçou a quebra de barreiras culturais que levam muitos homens a negligenciarem sua saúde, consolidando-se como uma das ações mais relevantes da saúde pública em Arujá. O aumento expressivo no número de atendimentos reflete o impacto positivo das iniciativas do Novembro Azul no município.
Cidades
25/11/2024 às 09:06
Novembro Azul em Arujá registra 611 atendimentos
Por: Portal News
O número representa mais que o dobro dos 280 atendimentos registrados no ano passado
O evento ocorreu das 8h às 16h e incluiu exames de PSA para detecção precoce do câncer de próstata, testes rápidos para HIV e sífilis
Foto: Divulgação