A 3ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade foi encerrada oficialmente na terça-feira (19), em um evento realizado na Escola Municipal Rural Antônio Pedro Ribeiro, localizada no bairro Moralogia. A escola recebeu uma horta mandala, que é uma horta como as demais, só que montada em um formato que facilita o acesso aos canteiros pelas crianças. O Instituto Itaquareia foi uma parceira dos jogos e ficou responsável pela construção da horta, que alegrou os alunos.

Durante o evento de encerramento, as crianças tiveram contato direto com a horta e receberam orientações de técnicos sobre como manuseá-la, além de informações sobre a importância do plantio e como cuidar as espécies.

No total, 40 unidades de ensino se inscreveram para os Jogos Escolares da Sustentabilidade 2024, das redes municipal, municipal rural, estadual e particular, dos níveis Infantil, Fundamental e Médio. A agenda dos jogos incluiu atividades semanais colaborativas, realizadas pelas escolas inscritas, com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município.

Nesta terceira edição dos Jogos, a Secretaria de Meio Ambiente adotou o lema “Objetivos para a vida que queremos”, para promover um maior engajamento sobre os Objetivos de Sustentabilidade (ODSs), abordados no evento. Os ODSs formam uma agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 17 objetivos (organizados em metas), alguns deles voltadas à proteção do planeta.

Os jogos integraram a programação do Junho Ambiental e contaram com mais uma edição do Repórter Ambiental: cada escola teve uma dupla de alunos encarregada de produzir uma reportagem sobre um dos temas das quatro etapas de atividades previstas na programação.

A primeira etapa, intitulada “Ame o local onde você mora”, foi realizada de 3 a 7 de junho, com o tema “Águas de Mogi”. A segunda fase, “Ame a Natureza”, ocorreu dos dias 10 a 14 de junho, abordando a temática da “Conservação de abelhas”. Já a terceira etapa, intitulada “Viva Melhor”, foi no período de 17 a 21 de junho, e o tema “Reciclagem de vidro”.

Também em junho, os estudantes visitaram o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e conheceram nascentes localizadas na Serra do Itapeti, entre outras atividades.

Escola Sustentável

A EM Rural Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor em Mogi das Cruzes, é a primeira escola brasileira a receber o projeto "Uma Escola Sustentável", desenvolvido pela Tagma, organização uruguaia sem fins lucrativos com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação.

A unidade escolar, que faz parte do mesmo núcleo da EM Antonio Pedro Ribeiro, foi escolhida entre 30 escolas rurais do Estado de São Paulo pelo trabalho pedagógico desenvolvido na área ambiental, como a participação nos Jogos Escolares da Sustentabilidade, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal e, agora, passa a fazer parte de uma rede de escolas sustentáveis na América Latina.

No Brasil, o projeto é coorganizado pelo Instituto A Cidade Necessita de Você e apoiado pela Fundação Norma e Leo Werthein (FNLW), que lidera as ações de sustentabilidade da Vrio Corp, controladora da SKY Brasil e DIRECV Latin America, e Semuros.

A escola receberá quatro novas salas, a revitalização do entorno e de outros espaços, além de recursos sustentáveis, como cisterna para a coleta de água das chuvas, placas fotovoltaicas, teto verde, ampliação da horta e de espaços verdes e áreas para atividades pedagógicas relacionadas ao meio ambiente. As obras estão em andamento e devem ser entregues em dezembro.