A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou na tarde da última terça-feira (15/10), o Centro Multidisciplinar do Autismo e Outras Deficiências. O novo atendimento da Secretaria de Saúde atenderá em parceria com a Secretaria de Educação e funciona na Rua Clóvis Beviláqua, 203, no Jardim Vista Alegre. Os atendimentos foram iniciados na semana passada.

A inauguração contou com a presença da prefeita Priscila Gambale; do vice-prefeito Daniel Balke, dos secretários e vereadores, além de familiares dos pacientes já beneficiados pelo serviço e a comunidade.

A secretária de Educação, Paula Trevizolli, foi a primeira a discursar e falar da importância entre professores e profissionais da Saúde para serem a porta de entrada para o diagnóstico antecipado de casos no município.

Já o secretário de Saúde, Clécio Francisco Gonçalves, disse que a inauguração é um marco no município e representa os investimentos da administração municipal em uma área muito negligenciada no passado.

Para o vereador Álvaro Costa, o Kaká, que defende a causa dos autistas, o atual governo prometeu e cumpriu, trazendo resultados como a entrega deste espaço. Ele convidou a mãe Cláudia Regina de Moraes e o filho Marcos Guilherme Moraes, o Gui, que são moradores do bairro Jardim São João, para darem um relato.

Cláudia parabenizou a Prefeitura de Ferraz que faz um “governo para todos e uma gestão para todos”: “É possível sim, confiar na política e nas pessoas. Este é um sonho coletivo de muitas mães que eu converso nas redes sociais e que enfrentam dificuldades no dia a dia”, afirmou. Já o Gui, como é mais conhecido nas redes sociais onde possui um perfil com 126 mil seguidores, também pegou o microfone e agradeceu por poder ser visto e lembrado.

Após o descerramento da placa e o desenlace da fita, as autoridades puderam conhecer as novas instalações. O Centro Multidisciplinar do Autismo e Outras Deficiências fará atendimentos individuais, em grupo e atendimento para as famílias, pensando nas principais necessidades da criança. Serão atendidas crianças de 3 a 12 anos com diagnóstico de autismo e deficiência intelectual, moderados a graves, que necessitam de suporte intensivo em reabilitação.

Estarão atendendo no local Neurologista infantil, psicólogo, psicopedagoga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermagem e nutricionista, com capacidade para atender até 150 crianças por mês.

Participaram da inauguração além dos secretários já citados: Jackson Souza (Governo); Dom Souza (Comunicação), Thiago Severo (Desenvolvimento Econômico); Eduardo Paiva (Planejamento), Carlos Alexandre (Favelas); Daniele Freitas (Segurança e Defesa Civil) e os vereadores Hodirlei Martins, o Mineiro e José Juca de Araújo Neto, o Juca do São Judas.