A 2ª Olimpíada e Paralimpíada “Pequenos Esportistas" da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, promovida pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, chegou ao fim  em clima de festa na noite da última quinta-feira (24).  A cerimônia de encerramento, realizada no Auditório do Cemforpe, no Mogilar, consagrou a EM Prof. Adolfo Martini, da Vila Industrial, como campeã geral da competição pela segunda vez consecutiva. O evento contou com a presença de famílias, estudantes e educadores que lotaram o auditório. 

A secretária de Educação, Marilu Beranger, expressou sua gratidão a todos que contribuíram para o sucesso da iniciativa que beneficiou mais de 4 mil alunos de 37 escolas municipais entre abril e outubro. "Este projeto marcou a vida de muitos estudantes, e cada um de vocês teve um papel fundamental nesse processo", afirmou. 

A banda escolar do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba, sob a regência do coordenador e maestro Jonathan Pereira Frasão, enriqueceu a solenidade com sua apresentação musical, acompanhando a entrega das premiações e a simbologia olímpica. A noite começou com a apresentação surpresa de Taekwondo, protagonizada pelas crianças e adolescentes da Academia Maninho, referência da  modalidade na região.

Durante a cerimônia, foram homenageados os parceiros que contribuíram para o sucesso desta segunda edição da competição, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped). A  iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Saúde, Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato; além da colaboração de diferentes setores da Secretaria de Educação, como a Divisão de Transporte Escolar do Departamento de Gestão de Operações e o Departamento de Alimentação Escolar.

O evento também contou com a participação do Centro de Ginástica Artística Adolfo Martini, na Vila Industrial, que encantou a todos com a apresentação esportiva de seus ginastas. O centro, que atende 140 alunos de 6 a 14 anos, foi construído na antiga sede da EM Prof. Adolfo Martini, que hoje abriga a EM Henrique Peres. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Educação e Esporte e Lazer. 

Após a apresentação, 10 escolas receberam selos de participação na competição:  Emesp Profª Jovita Franco Arouche (Vila Lavínia), EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro (Jundiapeba), EM Profª Cecília de S. Lima Vianna juntamente com a EM Rural Eunice de Almeida, ambas de Taiaçupeba, EM Eng. Cláudio Abrahão (Jardim Santa Teresa), EM Profª Cynira Oliveira de Castro (Vila Suissa), EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira (Vila Brasileira), EM Prof. Hélio dos Santos Neves (Residencial Novo Horizonte), EM Prof. Rodolpho Mehlmann (Vila Natal) e a EM Profª Sônia Brasil de Siqueira Andreucci (Jardim Margarida). 

Valenttina do Prado, aluna da EM Prof. Adolfo Martini, foi uma das seis estrelas do Futsal que receberam o prêmio de destaque “Defesa Menos Vazada” na categoria de esporte coletivo."É uma emoção muito grande chegar aqui, e ainda por cima como destaque! Isso me inspira a continuar buscando novos desafios”, declarou ela. A secretária de Educação, acompanhada da secretária adjunta, Mariane Prestes, e do vereador Eduardo Ota, entregou as medalhas aos alunos destaques. 

O ponto alto da noite foi a revelação das cinco escolas que se destacaram na classificação geral. Além da aluna destaque, a EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial) conquistou o bicampeonato geral da competição. A escola recebeu o troféu de campeã em meio a aplausos e comemorações. "Esta iniciativa é um sucesso absoluto, as crianças adoram participar e se beneficiam muito com as atividades", disse Mariana Meira de Magalhães da Silva, coordenadora pedagógica da unidade. "Estamos muito felizes com mais essa conquista! Momentos como estes são extremamente importantes, pois influenciam positivamente os nossos alunos", completou.

O título de vice-campeão foi conquistado pelo Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira (Jardim Oropó). A EM Profª Cenira Araújo Pereira (Chácara Guanabara) levou o terceiro lugar e a EM Des. Armindo Freire Mármora (Vila Nova Aparecida) se classificou em quarto. Fechando o pódio, a EM Dr Luiz Beraldo de Miranda (Parque Olímpico) ficou com o quinto lugar. 

Aline Passos, mãe do aluno Miguel Passos da EM Armindo Freire Marmora, descreveu o impacto das Olimpíadas na vida do filho. "As Olimpíadas foram um divisor de águas na vida do meu filho. Ele já amava esportes e fazia escolinha de futebol, mas depois que ele começou a participar das competições, vi uma melhora significativa no desempenho dele”, disse. 

Após as entregas, foi exibido uma retrospectiva de todos os momentos da Olimpíada. “Encerramos com este evento um grande movimento, que atingiu, diretamente, cerca de 4200 alunos! Casa cheia, famílias acompanhando e valorizando as suas crianças, música, apresentações e, claro, muitas premiações! Encerramos a edição 2024 com a certeza de que a Olimpíada é um grande ganho para a nossa rede e para as nossas crianças”, disse Ana Carolina Faber Boog, responsável junto à Mônica Senziali, ambas técnicas pedagógicas de Educação Física do Deped, pela organização da competição.

A saída da tocha olímpica marcou o encerramento do evento, conduzida pelos professores Márcio Nicolau Monteiro e Anderson Dias, responsáveis pela participação da EM Cenira Araújo Pereira (Chácara Guanabara), uma das escolas campeãs. A parceria entre os professores foi homenageada, sendo referência de compromisso com a educação dos alunos, e reconhecida por sua dedicação e trabalho em equipe.