Neste domingo, 6 de outubro, dia da votação em primeiro turno nas eleições municipais, um movimento batizado de 'Olhos de Águia' vai fiscalizar crimes eleitorais em Mogi das Cruzes. Cinco empresas especializadas em imagens com drones uniram forças para sobrevoar 40 locais de votação da cidade, em uma ação popular inovadora.
O movimento é idealizado pelo consultor e empreendedor Bruno Santos, que afirma que se mobilizou voluntariamente em prol da transparência nas eleições. O objetivo, segundo ele, é monitorar e prevenir crimes como propaganda ilegal e boca de urna, contribuindo para a integridade do processo democrático, fortalecendo a confiança do eleitor nas eleições e, assim, garantindo um pleito mais justo e seguro.
Com a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), drones equipados com câmeras de alta resolução farão o monitoramento das eleições em tempo real, permitindo que qualquer irregularidade seja detectada e reportada, de imediato, à Polícia Milita. De acordo com Santos, as imagens capturadas serão cedidas para as autoridades, auxiliando em uma intervenção rápida e eficaz contra práticas ilegais.
"As eleições são muito importantes para a nossa cidade. Quatro anos atrás trabalhei como fiscal de uma escola em Jundiapeba e já sentia que o eleitor precisava de mais proteção. Por gostar muito de tecnologia de drones, esse ano tive a ideia de juntar pilotos de drone para ampliar esse alcance", contou o idealizador e porta-voz do movimento.
Equipados com sistemas de georreferenciamento, segundo Santos, os drones podem acessar áreas de difícil monitoramento, garantindo uma cobertura abrangente e segura. Caso o eleitor veja algo suspeito, também poderá denunciar pelo aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral. Neste domingo (6), vote com consciência e responsabilidade.