A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão desta quarta-feira (30), a Moção 89/2024, de autoria dos vereadores Malu Fernandes (PL) e Marcos Furlan (Pode), com votos de aplausos e congratulações aos estudantes da Etec Presidente Vargas pelo desempenho na 59ª Jornada de Foguetes. Estudantes da instituição de ensino mogiana conquistaram medalhas de ouro e prata na competição, realizada entre 21 e 24 de outubro, em Barra do Piraí (RJ), sendo parte da segunda fase da Mostra Brasileira de Foguetes.
A Jornada de Foguetes contou com a participação de cerca de 90 equipes e 270 estudantes de diversas instituições do Brasil. Organizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Jornada é coordenada por João Batista Garcia Canalle, da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e por Pâmela Marjorie Correia Coelho. Os estudantes da Etec que conquistaram medalhas na competição foram mentorados pelos professores Jonas Pereira de Souza Junior, Fabiane Garcia Pinto Silveira e Sonia Nan.
A Etec Presidente Vargas foi representada por três equipes:
- Equipe ZENIT — Medalha de Ouro, com alcance de 283 metros - Integrantes: Caio Eiki Buto Kikuti (1º Ano Mecatrônica), Camila Ayumi Yano (2º Ano Nutrição), Carlos Mitsuo Buto Prates (1º Ano Mecatrônica).
- Equipe ASAS DE LUZ — Medalha de Ouro, com alcance de 287 metros - Integrantes: Cauã Medeiros da Silva (1º Ano Automação Industrial), Enzo Geovanni Moitinho de Souza (1º Ano Recursos Humanos), Gustavo Lima dos Santos (1º Ano Automação Industrial).
- Equipe SPACE CHEESE — Medalha de Prata, com alcance de 229,9 metros - Integrantes: Soraia Dá Rãs Nasser (1º Ano Administração), Arthur Vaz Rodríguez Sanches (1º Ano Mecatrônica).
Atletas
Os vereadores aprovaram também os Requerimento n.° 142/2024 e 143/2024, de autoria do vereador Mauro Yokoyama (PL). A primeira propositura reconhece o atleta Lucas Gabriel Antunes Banfi pela conquista do título de bicampeão na 2ª fase da Copa São Paulo Oficial, disputada em Campinas (SP), no último domingo (27). Ele venceu na categoria Kyorugui infantil, faixa preta até 30kg, e vai representar o Estado junto à Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo na disputa nacional, entre os dias 6 e 10 de novembro no Rio de Janeiro.
O segundo requerimento (143/2024) parabeniza o atleta mogiano de judô Gustavo Miguel Souza Silva pela vitória na Seletiva Meeting Santa Catarina 2024, na classe Sub 15, Categoria 73 kg, meio pesado. Para o vereador, a conquista da equipe do sensei Sérgio Kazuo Noda, da Associação de Judô de Cocuera, exalta não só o talento dos seus atletas, mas, também, o nome da cidade.
Cidadão mogiano
Destaque também na sessão para o Projeto de Decreto Legislativo n.°30/2024, que concede título de “Cidadão Mogiano” ao empresário e advogado Dr. Raul Ardito Lerário. A iniciativa da homenagem é do vereador Vitor Emori (PL). Nascido em São Paulo, formou-se em Direito pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie. Exerceu a profissão por pouco tempo, pois optou por empreender e nas terras do pai no bairro do Taboão ingressou no ramo da mineração de areia e expandiu para outras regiões do Estado.
“Dia da Merendeira”
A Câmara também aprovou o Requerimento n.°146/2024, com “Votos de Aplausos e Congratulações” ao Dia da Merendeira Escolar, função que em Mogi é denominada de Agente de Desenvolvimento Escolar (ADE). A autoria do tributo é da vereadora Inês Paz (PSOL). Apesar da celebração em função da data, a parlamentar acredita que a valorização plena da categoria exige o atendimento das demandas da classe. “Na pauta de reivindicações, esses profissionais lutam pelo direito à insalubridade, por melhorias de infraestrutura nos locais de trabalho e pela revisão do cardápio, para aumentar a qualidade das 170 mil refeições diárias oferecidas pela rede municipal de ensino”.