A EM José Alves dos Santos, em Jundiapeba, inaugurou, na última sexta-feira (18), o projeto Redário da Leitura. Em redes montadas na sala do Centro de Construção e Divulgação do Conhecimento (CEDIC) da unidade escolar, os alunos participam de atividades de leitura, o que desenvolve habilidades e competências sobre o tema, estimulando o gosto pelos livros. O evento contou com a presença da equipe escolar, representantes de pais de alunos e do Instituto Itaquareira, parceiro da iniciativa.

“A gente trabalha muito com o desenvolvimento da vontade e do desejo de ler das crianças. Além de já ser um ambiente acolhedor para a leitura, o redário é um convite a mais para as crianças se entreterem no mundo dos livros e do imaginário. Elas vão querer buscar cada vez mais essa leitura agradável e levar esse gosto para a vida”, observou a diretora da escola, Valéria Gonzaga Nascimento.

Os pais aprovaram a iniciativa. “É um projeto de extrema importância para a cultura das crianças, aprimoramento e desenvolvimento. É uma maneira diferente e lúdica de aprendizado”, disse Andressa Cristina Fonseca Machado, mãe do aluno Bernardo Fonseca Machado Benjamim. A unidade escolar atende 388 alunos das turmas de Infantil III e IV.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Itaquareia, mantido pelo Grupo Itaquareia, que tem realizado ações em escolas por meio do projeto Construindo o Futuro. “O intuito do projeto é fornecer subsídios para as escolas, desenvolverem projetos como este, que estejam alinhados ao ODS ( Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ) da ONU”, disse Flávia Casali, coordenadora de projetos socioambientais do instituto. O próximo passo do projeto será um pomar para que as redes possam ser disponibilizadas também ao ar livre.