A cidade de Suzano oferece diversas opções turísticas para seus visitantes e moradores. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, o turismo do município vai desde pontos importantes da história da cidade, cineteatro, parques, até integração no Circuito Ecoturístico Rota da Madeira. 

A Rota da Madeira abrange um percurso de 34 quilômetros pelas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, São Bernardo do Campo, Santo André, Biritiba Mirim e Salesópolis. Esse trajeto, ideal para ciclistas, atravessa áreas de Mata Atlântica e antigas estradas de terra. Em Suzano, o trecho inclui a histórica adutora Rio Claro, de 1936, e pontos de descanso e alimentação, como os pesqueiros Mingão e Onze. 

Além disso, a cidade se destaca por outros pontos turísticos públicos mantidos pela prefeitura. A pasta explica que o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – Centro) é um dos principais, oferecendo uma imersão na história suzanense com exposições temáticas e visitas guiadas. O Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70 – Centro), por sua vez, proporciona uma agenda cultural diversificada, com filmes, cursos e oficinas.

Já para os amantes da natureza, o Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) oferece uma ampla área para lazer e eventos, incluindo o Suzano Skate Park, uma das maiores pistas de skate da América Latina. Enquanto o Viveiro Municipal Tomoe Uemura (avenida Senador Roberto Simonsen, 340 – Jardim Imperador) tem seu Jardim Oriental e o espaço PlayPet, ideal para aproveitar com animais de estimação.

A pasta também destaca as praças da cidade:  Praça Cidade das Flores (esquina da avenida Paulo Portela com a rua Baruel – Centro), com a escultura "Dama das Flores" e o totem “Eu Amo Suzano”, e a Praça Sol Nascente Dr. Junji Toyoda (rua Baruel com a rodovia Índio Tibiriçá – Vila Sol Nascente), onde está a escultura Pássaro Tsuru, são exemplos de como a arte e a cultura se integram ao cotidiano suzanense. Já a Praça Ernestina Maria de Jesus Bianchi (rodovia Índio Tibiriçá, s/n, km 60 – Baruel) e a histórica Igreja do Baruel remontam às raízes da cidade, oferecendo uma perspectiva sobre o seu passado.

Além disso, o Parque do Mirante (avenida Katsutoshi Naito, 957 - Sesc) proporciona uma vista panorâmica de Suzano e abriga eventos sazonais, sendo um ótimo local para quem deseja contemplar a beleza natural da cidade. “Suzano, com sua rica oferta turística, é uma excelente opção para quem busca uma experiência que mescla história, cultura e natureza”, completa em nota a Secretaria. 

*Texto supervisionado pelo editor.