A formatura da 14ª turma do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que contemplou 100 atiradores do Tiro de Guerra de Suzano (02-081), foi realizada na última quinta-feira (12). De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, os participantes são de mais de 30 bairros da cidade, e passam a compor a rede de apoio aos munícipes nas situações adversas.
A formação, segundo a pasta, começou no dia 14 de agosto e aprimorou o conhecimento dos atiradores com relação aos temas alagamentos, enchentes e inundações; fogo em mato; impactos ambientais; primeiros-socorros; animais peçonhentos, e anomalias da construção civil.
A cerimônia da última quinta-feira (12) aconteceu na própria sede da organização, e contou com as presenças do titular da pasta, Afrânio Evaristo da Silva; da diretora da Defesa Civil Luzinete Wenzler; e da coordenadora do Nupdec, Viviane Raquel Rodrigues.
A turma anterior foi formada ao longo do mẽs de agosto, capacitando 70 pessoas que atendem crianças do Instituto Beneficente Viva a Vida, instalado no Jardim São José. Desde 2018, quando o projeto começou, mais de 600 pessoas já receberam as instruções do órgão municipal e estão aptas a colaborar com as ações de socorro.
Preparação
A pasta explicou que os procedimentos apresentados visam à preparação de representantes de diferentes setores da sociedade para identificação, prevenção e atuação em emergências, tendo conhecimento de quais medidas de segurança devem ser tomadas em cada situação. A formação também os permite acionar as autoridades de forma mais detalhada e eficiente, auxiliando no atendimento de vítimas, com práticas de primeiros socorros.
A coordenadora do Nupdec destacou que as novas formações ampliam o número de munícipes preparados para dar suporte à população em momentos de emergência. "Garantimos capacitação para cem atiradores do Tiro de Guerra de Suzano, com a intenção de prepará-los para agir quando for necessário, orientando sobre as iniciativas a serem tomadas até o socorro chegar", declarou Viviane.
O secretário, por sua vez, ressaltou que a Defesa Civil de Suzano fica mais fortalecida com a formação das novas turmas do Nupdec. "A primeira intervenção faz toda a diferença durante a ocorrência de um evento adverso. Por isso, essa capacitação garante a formação adequada para que mais pessoas saibam agir numa emergência e de que maneira poderão ajudar outros moradores", ressaltou o chefe da pasta.
*Texto supervisionado pelo editor.