O início das obras da segunda Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade de Suzano, que está sendo instalada no bairro Recanto Feliz, distrito de Palmeiras, se tornou oficial no último sábado (31/08). De acordo com a Prefeitura de Suzano, o equipamento, que deve ser concluído em 20 meses, terá capacidade para realizar cerca de 8 mil atendimentos por mês. O investimento é de R$ 6,9 milhões, provenientes de recursos municipais. 

As primeiras intervenções para a construção começaram no próprio sábado, com a assinatura da ordem de serviço feita pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL). A unidade está sendo instalada onde funcionava o Centro Cultural Palmeiras Luiz Antonio da Silva, que está sendo transferido para rua Manoel Ramos, 14, no bairro Parque Palmeiras. 

Segundo a prefeitura, as próximas etapas da obra prevêm a demolição da antiga estrutura e o trabalho relacionado às fundações, que permitirão a distribuição de carga para o solo durante as obras. Serão 1,5 mil metros quadrados de área construída, sendo 1.141 no térreo e 318 na parte superior. A empresa responsável pelas obras é a Fort Service Company e Construtora Ltda., cujo contrato é no valor de R$ 6.923.049,91.

A estrutura reforçará os atendimentos de urgência e emergência do município, nas áreas de clínica médica, pediatria e ortopedia, contando com quatro consultórios e espaço para observação adulto e infantil. Além disso, a unidade terá recepção, setor de farmácia e salas para triagem, medicação e gesso. 

O equipamento, de acordo com a administração municipal, deverá melhorar significativamente a oferta de serviços em saúde para a região sul da cidade, substituindo o atual Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras e garantindo maior agilidade nos deslocamentos dos moradores, uma vez que estará instalado nas proximidades da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Ele se integrará aos outros dois locais de referência em urgência e emergência do município: o Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade de Suzano (rua Kaneji Kodama, 1459 - Vila Figueira) e a UPA 24 horas do Jardim Revista (rua Guarani, 200).


 *Texto supervisionado pelo editor.