O Núcleo de Apoio a Neurodesenvolvimento Infantil Ciranda, localizado nas dependências da Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, completou o terceiro mês de atividades, com 185 atendimentos a crianças de zero a 11 anos e suas famílias. O equipamento da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano realiza ações individuais, coletivas e de apoio matricial, contando com uma equipe formada por uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga.

O serviço, de acordo com a prefeitura, se soma ao conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas na Clínica da Família desde 10 de junho. Em três meses, foram realizados 4.201 atendimentos, que incluíram, além do Núcleo Ciranda, 1.059 consultas nas áreas de cardiologia, 342 em otorrinolaringologia, 587 em reumatologia, 433 em proctologia e 691 em neurologia. Ainda foram ofertadas 302 atividades relacionadas às práticas integrativas, contemplando acupuntura, massoterapia e auriculoterapia, e 286 consultas com a nutricionista, 199 atendimentos no setor de Farmácia e 58 coletas de papanicolau.

Os profissionais do setor do Núcleo Ciranda estão ampliando sua atuação para além do espaço na clínica da Família, de acordo com a administração municipal, visando fortalecer a rede de poio para o público assistido. Nos primeiros dias deste mês, foi organizada, no Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), uma formação da equipe do Núcleo Ciranda para aproximadamente 200 profissionais da Atenção Básica, com o objetivo de subsidiar a implantação dos núcleos multiprofissionais de acompanhamento da primeiríssima infância. O objetivo foi evitar diagnósticos precipitados, a medicalização da infância e o cuidado no tempo oportuno.

A Prefeitura de Suzano informou que a integração entre a equipe do Núcleo Ciranda e as equipes multiprofissionais da Atenção Básica aprimora o processo de identificação dos sinais de alerta nos primeiros 36 meses de vida, garantindo o início imediato da estimulação do desenvolvimento infantil pelas equipes e pelas famílias acompanhadas nas unidades de Saúde. 

A administração municipal explicou ainda que as informações compartilhadas durante a qualificação contemplaram conhecimentos acerca do acompanhamento dos marcos do desenvolvimento infantil, conforme recomendado pela Caderneta da Criança do Ministério da Saúde, em relação ao trabalho com as famílias e o estímulo pelo brincar. A expectativa da prefeitura é subsidiar os profissionais da rede para o cuidado com as crianças entre zero e 36 meses.

A Clínica da Família também conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Rafaella Marques da Silva, que abriga três consultórios odontológicos e possui quatro dentistas e dois auxiliares que ofertam serviços de Semiologia, Periodontia, Endodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial. Neste período, foram realizados 220 atendimentos neste espaço.

O secretário Diego Ferreira destacou que a abertura desta unidade ampliou a oferta de serviços especializados na região norte. “Garantimos mais consultas com as equipes especializadas e os espaços apropriados que estão sendo destinados ao atendimento de crianças com atraso de neurodesenvolvimento, ofertando ainda serviços médicos diversos e diferentes procedimentos odontológicos. Estamos proporcionando cuidado para toda a família e aprimorando a assistência para adultos e crianças desta região da cidade”, avaliou.


*Texto supervisionado pelo editor.