A Escola Municipal Engenheiro Isaías Martinelli Gama, no bairro Residencial Nova América, em Suzano, conta agora com uma biblioteca, que foi inaugurada na última sexta-feira (6). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o espaço leva o nome de Bernardo Ramos da Silva, homenageando o estudante do 3° ano B da escola com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Com um acervo de títulos voltados ao público infantojuvenil, o novo equipamento, segundo a pasta, auxiliará os docentes no aprendizado dos estudantes, além disso, será um lugar de conhecimento, crescimento e desenvolvimento das crianças. 

O secretário de Educação, Leandro Bassini, destacou a importância da leitura para os estudantes da rede municipal. “Todas as crianças precisam ter acesso a livros que auxiliem no desenvolvimento delas dentro do ambiente escolar. Essa biblioteca se junta a tantas outras que nossa cidade tem. Fico muito feliz de estar aqui neste momento”, afirmou Bassini.

O evento de inauguração, de acordo com a Prefeitura de Suzano, contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do secretário de Educação; da supervisora Daniela Costa; da diretora Rosilene Barbosa do Nascimento; da coordenadora Valquíria da Silva Antônio Franco; da professora do 3° ano B, Maria Roberta dos Santos França; da professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Ana Maria Speglis; dos pais de Bernardo, Fernanda de Jesus Ramos e Almir Luiz da Silva; da irmã Maria Heloísa; e da avó Carmelita Dantas.

Ashiuchi ressaltou que a gestão trabalhou para ampliar o número de bibliotecas nos últimos oito anos. “A leitura é importante desde os primeiros anos de vida e ter um espaço assim, dentro desta escola, me deixa orgulhoso. Tenho a certeza de que estamos cumprindo nossa missão de levar conhecimento por meio da leitura a todas as nossas crianças”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Bibliotecas

O município possuiu outras bibliotecas localizadas nos Centros Culturais Palmeiras, Colorado e Boa Vista, Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), e Jardim Gardênia Azul. Os equipamentos somam um acervo de mais de 38.639 livros e 15 mil usuários com cadastro ativo para empréstimo das obras.

*Texto supervisionado pelo editor.