A Ouvidoria Municipal de Suzano recebeu no primeiro semestre deste ano, 3.621 manifestações, sendo 1.878 solicitações, 1.041 reclamações, 562 denúncias, 70 pedidos de orientação, 48 elogios e 22 solicitações. O maior número, segundo o órgão, é de solicitações de serviços públicos diversos, que foram examinadas e encaminhadas aos setores responsáveis. O prazo para resposta das manifestações é de até 30 dias, sendo que o tempo médio é de 20 dias.

De acordo com a administração municipal, a Ouvidoria tem o objetivo de promover a participação ativa da população na administração pública. Assim, após o recebimento de manifestações, o setor encaminha à secretaria responsável ou às entidades vinculadas ao município. As sugestões passam por uma análise preliminar e a equipe estabelece contato com a área responsável para avaliar a viabilidade da proposta. 

Já os elogios, como explicou em nota a prefeitura, são encaminhados diretamente aos indivíduos ou setores mencionados, com orientações para registro e divulgação apropriados, e as reclamações são trabalhadas em conjunto com o setor competente para buscar soluções ou fornecer justificativas. As denúncias, por sua vez, são analisadas preliminarmente para identificar possíveis irregularidades e, quando necessário, são encaminhadas aos órgãos de controle apropriados, com comunicação ao denunciante. 

Os municípes podem registrar suas manifestações por meio do aplicativo Cidadão Online, fazer o registro pessoalmente na sede da Controladoria Geral do Município, localizada na rua Baruel, 126, no centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, ou ainda pelo telefone 0800-774-2007 ou pelo e-mail, no endereço ouvidoria@suzano.sp.gov.br

Também é disponibilizado o portal Fala.BR, que oferece um canal direto com a Prefeitura de Suzano, gerido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e integrado com todas as ouvidorias da administração pública federal. A Prefeitura de Suzano ressaltou que o usuário pode acompanhar o andamento de sua manifestação acessando as plataformas de atendimento com o número do protocolo registrado.


 *Texto supervisionado pelo editor.