Professores e auxiliares de desenvolvimento educacional (ADEs) da cidade de Suzano, passaram por formação nos dias 24 e 29 de julho, segundo a Secretaria Municipal de Educação. As atividades, previstas em calendário para educadores da rede, foram promovidas pelo Núcleo Pedagógico de Educação Infantil e atenderam 1.630 profissionais.

Segundo a pasta, no dia 24 de julho, a formação foi para 600 profissionais, incluindo professores e ADEs que trabalham em creches comunitárias e da rede municipal. A formação aconteceu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, e contou com a palestra “Infância e Cultura que Nascem das Experiências”, ministrada por Cristiano Santos, abordando o desenvolvimento dos bebês, da ludicidade, das canções e das brincadeiras importantes para a faixa etária. 

Foi promovido no mesmo dia a formação para 530 professores da educação infantil (G2 e G3) das creches municipais e comunitárias. De acordo com a Secretaria, os profissionais participaram da formação do projeto “A Voz e a Vez da Criança”, no Centro Universitário Piaget. Nesta atividade, as crianças são colocadas como protagonistas de seus próprios aprendizados, sempre incentivando a imaginação. 

Já na última segunda-feira (29/07), 500 professores da pré-escola (G4 e G5) participaram da formação. A atividade que também aconteceu no Centro Universitário Piaget, contemplou a formação do projeto “Palavra Cantada na Escola”. A iniciativa destacou a importância da opção pela abordagem da aprendizagem por meio da experiência. 

O secretário da pasta, Leandro Bassini, destaca que atividades visaram aprimorar a capacidade dos educadores. "Essa é uma grande preocupação nossa. Com essas formações, os docentes que atuam com crianças nas creches podem acompanhar melhor o desenvolvimento dos pequenos e aprimorar as abordagens com os alunos durante o processo de aprendizagem", avaliou.


*Texto supervisionado pelo editor.