A cidade de Suzano realizou 12.701 aplicações da vacina contra a dengue até a última quarta-feira (17). De acordo com a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, 9.874 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 2.827 a segunda. A campanha teve início em 20 de fevereiro e tem como público-alvo 19,2 mil pessoas com idades entre 10 e 14 anos. 

O número de casos da doença na cidade, segundo a secretaria, apresentou queda nos últimos meses. Segundo a  Vigilância Epidemiológica, a vacinação com o imunizante QDenga e a redução das chuvas no período de seca, característico desta época do ano, levaram a queda expressiva no número dos casos de dengue na cidade. Em abril, foram confirmados 2.121 casos. No mês seguinte, o número caiu para 1.315, e em julho, a queda foi ainda maior, com 335 registros da doença até o momento.

A secretaria reforça que as doses estão disponíveis nos 24 postos de saúde da cidade para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Os pais e responsáveis devem levar as crianças a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, apresentando a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os endereços dos postos podem ser consultados neste link. Somente na UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. A pasta ressalta que o processo de imunização só estará completo após a segunda dose, com intervalo de 90 dias entre as duas aplicações.

Recomendações

A Secretaria de Saúde orienta que a vacina não deve ser aplicada em pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aquelas em tratamento com terapias imunossupressoras como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos, nas quatro semanas anteriores à vacinação. Também devem evitar o imunizante aqueles com infecção sintomática por HIV ou infecção assintomática acompanhada por evidência de comprometimento da função imunológica, bem como mulheres grávidas ou amamentando.


*Texto supervisionado pelo editor.