O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) instala, nesta quinta-feira (18), às 11 horas, a 5ª Vara Cível de Suzano e a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que unificará os ofícios das cinco varas cíveis da comarca. A solenidade será conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, no fórum de Suzano. 

A comarca tem cerca de 134 mil processos em andamento, sendo que 29,4 mil são de competência cível, como, por exemplo, causas relacionadas a direito do consumidor, danos morais, contratos, cobranças, direito de Família, entre outras. Somente no mês de junho foram distribuídas 1,4 mil novas ações (897 cíveis). 

Para o juiz da nova unidade, Paulo Roberto Dallan, “a instalação representa um ganho para a população e amplia a capacidade do Judiciário no atendimento das demandas, com a destinação de recursos humanos e organizacionais necessários para melhor atendimento ao jurisdicionado”. Suzano tem população estimada em 307,4 habitantes (IBGE/22) e o juiz diretor do fórum é Paulo Eduardo de Almeida Chaves Marsiglia.  

O modelo das UPJs, conhecido como “Cartório do Futuro”, adequa as unidades judiciais à realidade resultante da implantação do processo digital. Unifica quatro ou mais ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais e adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. 

As varas atreladas à UPJ permanecem independentes e os gabinetes dos juízes recebem reforço no quadro funcional, com equipe que auxilia os magistrados nos atos decisórios. Estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional das unidades. O Fórum de Suzano fica na avenida Paulo Portela, s/nº – Jardim Paulista.