Mais de quatro mil toneladas de resíduos foram retiradas em Suzano, Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano, no primeiro semestre. De acordo com o balanço da pasta, desse total, 3.266 toneladas foram retirados em pontos viciados - locais onde há descarte irregular de lixo, 985 em valas e rios e 148 em bueiros. A Secretaria também promoveu no período a limpeza de 4.856 bueiros, reformou galerias em uma extensão de 403 metros e trocou 140 unidades de guia chapéu - popularmente conhecida como boca de lobo. 

Ao todo entre os meses de janeiro e junho, foram pelo menos 13 tipos de intervenções para manutenção da cidade, de acordo com a Prefeitura, incluindo a retirada de resíduos, limpeza de bueiros, reforma em galerias, poda de árvores, melhorias na iluminação pública, entre outros. 

A Prefeitura, para preservar o deslocamento nas áreas públicas da cidade, a pasta realizou a poda de 751 árvores e a retirada de outras 201. Nos bairros também foram realizados 8.104 atendimentos referente às melhorias na iluminação pública e 3.435 atendimentos relacionados aos serviços de limpeza e regagem em feiras, praças, ruas e campos. Os espaços e prédios públicos também receberam manutenção, houve 1.219 atendimentos e 441 revisões elétricas. 

Além disso, foi realizado pela pasta o nivelamento e cascalhamento de 92 quilômetros de vias, troca de 315 tampas de bueiros, limpeza de 21 quilômetros da rede de drenagem, reposição de 39 unidades de tampas de poços de visita e outras 34 de grades articuladas, e o rebaixamento de 78 guias de rua. 

"São ações necessárias para retirar resíduos dos corpos d'água e desobstruir os bueiros, de forma a garantir o escoamento adequado das águas da chuva. Este trabalho também é reforçado pela poda de árvores, assim como pela conservação dos prédios públicos e atendimentos à população", declarou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Olveira. 

*Texto supervisionado pelo editor.