A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano iniciou na última terça-feira (16/07) a implantação de 41 placas toponímicas (identificação de ruas e praças) em dez ruas do bairro Jardim Europa, região norte da cidade. De acordo com a pasta, a medida se integra ao conjunto de melhorias na sinalização vertical que vem sendo implementada na cidade este ano. No primeiro semestre, a pasta instalou 741 placas de trânsito e oito placas toponímicas, para identificação de ruas e praças. Com essas, são mais de 3 mil placas instaladas desde 2019, em mais de 70 bairros.

A pasta informou ainda que, no ano passado, foram instaladas 1.248 placas de trânsito e 395 placas toponímicas "ruas com histórias", em 18 bairros da cidade. "Neste período, houve 91 placas substituídas em ruas do centro, do Jardim Guaió, da Vila São Jorge, da Vila Ipiranga, da Vila Sueli, com destaque para a avenida Armando Salles de Oliveira, onde foram trocadas seis placas, e para a rua Benjamin Constant, onde houve a instalação de cinco novos itens desse tipo. Ainda foram colocadas quatro na rua Portugal Freixo, três na José Corrêa Gonçalves, três na 15 de Novembro, e três na Travessa Guaió, rua Baruel e rua Barão de Jaceguai", destacou a secretaria em nota.

Ainda no ano passado, fora da região central, foram feitas trocas em 23 ruas do bairro Jardim Alto da Boa Vista, com destaque para a rua David Domingos dos Santos, onde houve a substituição de cinco placas, e a rua José Calone, e foram instaladas quatro identificações. No Parque Palmeiras e no Condomínio Palmas, 38 vias tiveram placas trocadas, sendo oito na rua Sebastião Moreira e seis na rua Sebastião Bastos da Silva. Na Vila Voegels, nove vias contaram com revitalização nessa sinalização, com destaque para a rua Iracy Sartori, com três placas trocadas. Já no Recreio das Palmas, o serviço foi executado em 21 ruas, com destaque para a rua Falke, com quatro placas trocadas.

Em 2022, foram instaladas 217 novas placas toponímicas nas vias públicas da região da Vila Amorim, com troca da sinalização vertical em 41 vias, entre elas as ruas Amélia Guerra e Carlos Molteni e as avenidas Brasília e Taiaçupeba. As intervenções atualizaram a numeração e a cor desses itens, segundo a secretaria. Em 2021, o mesmo serviço chegou à Vila Maluf, onde foram instaladas 131 novas placas em 32 vias, que inclui, dentre outros acessos de grande circulação de motoristas, a rua Doutor Armando de Ré. O secretário de Transporte e Mobilidade, Claudinei Galo, afirmou que a troca de placas melhora a sinalização de trânsito e contribui com a identificação das vias.