A Rede Municipal de Ensino de Guararema finaliza o primeiro semestre de 2024 com a formatura de mais de 800 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental no Programa Bombeiro na Escola e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

📲Siga nosso canal de notícias no Whatsapp e fique por dentro de tudo em tempo real!!

Pelo Proerd, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, 412 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais “José Donizete de Paiva” e “Professor Doutor Domingos Lerario” tiveram acesso a noções de cidadania, técnicas para resistir às pressões dos amigos e da mídia em relação ao uso de drogas e violência, maneiras de lidar com o estresse, técnicas de relaxamento e incentivo ao amor próprio.

Já pelo Programa Bombeiro na Escola, participaram 459 crianças dos 4º anos das Escolas Municipais “João Baptista Jungers”, “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini” e “Professora Eunice Leonor Lopes Prado”. Durante as aulas, todas elas foram orientadas sobre os números de telefones de emergências, princípio do fogo, cuidados com o gás de cozinha, diferença de animais venenosos com peçonhentos e as formas de tratamento, prevenções de acidentes no lar, no trânsito e em outras áreas de riscos, conhecimento básico de primeiros socorros como desmaios, convulsões e engasgamentos, cuidados com o meio ambiente, com ênfase no incêndio de vegetação, enchentes e importância de preservar o meio ambiente, os rios e córregos.

Em Guararema, as 11 escolas de Ensino Fundamental que participaram dos Programas receberam o mesmo material didático, que foi elaborado por policiais e bombeiros especialistas. Os instrutores foram o Cabo PM Anderson e o Cabo PM Edilson, respectivamente no Proerd e Bombeiro na Escola.

“Ambos são muito queridos pelos alunos da Rede Municipal em encontros que, além do contato com a teoria, proporcionaram uma vivência prática. De maneira lúdica, os alunos obtiveram aprendizado eficaz que, com absoluta certeza, refletirá para a vida de toda a comunidade. Essas atividades fortalecem a personalidade das crianças, capacitando-as para fazer escolhas conscientes e contribuir para a construção de um futuro melhor”, avalia a secretária municipal de Educação Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.